Sintep-MT faz aniversário e comemora com o tradicional Arraiá dos educadores

58 anos de história de luta, resistência e resiliência dos trabalhadores da educação pública de Mato Grosso

Publicado: 30/06/2023 18:37 | Última modificação: 30/06/2023 18:37

Arte Jadson Oliveira
Luta dos trabalhadores da educação pública de Mato Grosso tem uma construção histórica

A festa de comemoração dos 58 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) será neste sábado, 1 de julho, num grande Arraiá, na sede central da entidade. O Sintep-MT criado em 29 de junho de 1965, ainda como associação, se tornou o maior sindicato do estado de Mato Grosso e registra um legado de conquistas que revolucionaram a educação pública estadual e nacional.

A construção da carreira dos profissionais da educação de Mato Grosso, tanto da rede estadual como municipal, passa pela história do Sintep-MT. São registros de avanços e lutas dos trabalhadores da educação. Mas também de festas e comemorações, como deste 1º de julho. Os convidados serão recepcionados por música ao vivo, muita comida típica, bailão e espaço de diversão das crianças.

Sintep-MT

A defesas do Sintep-MT são feitas em Congressos e Encontros estaduais que por meio dos debates direcionam quais serão as lutas pelas melhorias das condições de trabalho e valorização profissional. Com o lema "não existe educação de qualidade sem profissionais valorizados", o Sintep-MT se tornou precursor na política para os educadores.  O piso salarial existe no estado desde 1998, antes da política se configurar no país, com a Lei 11.738/2008.

Foi também por meio dos enfrentamentos pela carreira na educação que trouxe para a escola a profissionalização dos funcionários, embrião da política nacional do Profuncionário. A inclusão dos funcionários de escola, técnicos e apoio educacional, com salário digno, também foi desbravada pelo Sintep-MT, em 1998. Antes mesmo da emenda 21 e da regulamentação do artigo 206 da LDB.

Sintep-MT
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, aponta como diferencial do sindicato dos trabalhadores o diálogo e a luta coletiva

Segundo os dirigentes, alguns podem questionar se todas essas políticas defendidas pelo Sindicato são positivas para a qualidade da educação, já que a educação pública no estado tem índices de aprendizagens semelhantes aos nacionais. A resposta é dada de pronto. Uma coisa é a luta e até mesmo a legislação, a outra é tirá-la do papel e assegurar a continuidade. “O Sintep-MT atravessou e atravessa, governos autoritários, que não dialogam ou implementam as políticas estabelecidas. Daí a necessidade contínua das mobilizações, greve e enfrentamentos. Não há educação de qualidade sem ouvir todos os envolvidos no processo, e, quem tem perdido com isso, é a própria educação”, argumenta o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Mas a categoria é imbatível e resiliente sempre determinada a conquistas de melhores condições de trabalho, valorização e avanços para assegurar a cada criança, adolescentes, jovens e adultos tenha direito à educação. Por isso, neste sábado, mesmo diante de tantos desafios vivenciados na luta pela educação de qualidade na rede estadual e redes municipais, vai comemorar. Comemorar 58 anos de resistência como a Força e a Voz da Educação de Mato Grosso.