Sintep-MT entrega documento pedindo fim do novo ensino médio ao Ministro da Educação

O ministro da educação, Camilo Santana, esteve nesta quinta-feira (25) em Cuiabá, para assinatura do compromisso do Governo Federal para a retomada de obras em escolas da educação básica que ficaram paralisadas na gestão de Bolsonaro.

Publicado: 25/05/2023 22:40 | Última modificação: 25/05/2023 22:40

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Na ocasião, a dirigente do Sintep-MT e representante de Mato Grosso na Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Guelda Andrade, fez a entrega ao ministro, de um documento construído em conjunto com o movimento estudantil e profissionais do ensino médio e superior, que reivindica a revogação do Novo Ensino Médio.

O documento é resultado da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso no início da semana e que debateu a problemática em torno do novo sistema de ensino.

Na presença do ministro, estudantes fizeram uma manifestação com cartazes com a  frase “Revoga Já!”, em alusão ao formato que teve aprovação ainda no governo Temer, sendo efetivamente implementado a partir da era Bolsonaro. Em resposta, o ministro disse que sabe dos equívocos presentes no Novo Ensino Médio. “Fui governador e sei da falta de diálogo que teve na implantação desse processo. Desde o dia 8 de março, nós abrimos uma consulta pública para ouvir instituições, entidades e, a partir disso, recriei o Fórum Nacional de Educação", destacou Santana.

Para Guelda Andrade, a entrega do documento ao ministro foi uma grande oportunidade de mostrar que a comunidade escolar, os profissionais da educação, e os próprios estudantes, estão requerendo urgência para essa revogação. “De fato, não houve nenhum debate na época da elaboração desse projeto e muito menos em sua implantação, feita a toque de caixa, sem planejamento e provocando sérias consequências na qualidade do ensino e na vida curricular desses estudantes. Esperamos ter uma resposta rápida do governo federal no que diz respeito à essa revogação”, disse a sindicalista.

Angelo Miguel
Documento institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, anunciado pelo presidente Lula

Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica

Com a assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 12, da Medida Provisória (MP) 1.174/2023, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, a expectativa é de que sejam criadas 450 mil vagas na rede pública de ensino em todo o país.

O programa prevê a liberação de R$ 4 bilhões para a infraestrutura educacional, em até três anos, para a conclusão de 3,5 mil obras ou serviços de engenharia inacabados em unidades de ensino que contaram com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A dirigente do Sintep-MT, Guelda Andrade destaca a importância dessa MP e reforça que a qualidade na educação precisa de um olhar amplo, que contemple desde a educação infantil. “Essa retomada de obras nas escolas que deixaram de ser construídas no governo Bolsonaro é muito relevante. Só em Mato Grosso são 71 unidades que serão beneficiadas. No entanto, sabemos que não basta garantir as matrículas, é preciso, além de ampliar o acesso à educação, também melhorar a infraestrutura dessas unidades escolares, para que sejam equipadas com laboratórios, bibliotecas e que os governos valorizem o conjunto dos trabalhadores da educação com uma remuneração digna. Precisamos pensar na educação como um todo, desde a creche até o ensino médio, em toda a educação básica, garantindo a terminalidade da educação para que esse aluno da escola pública faça leitura crítica de mundo, de ser humano do processo democrático, das políticas públicas e do direito à educação pública e gratuita como garantia de outros direitos”, finalizou.

Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e da CNTE.

Leia mais: Sintep-MT destaca prejuízos do Novo Ensino Médio durante audiência pública na ALMT