Sintep-MT entrega documento ao Ministro da Justiça em defesa dos vigias nas escolas estaduais

O sindicato acredita que as políticas privatistas do governo Mauro Mendes ameaçam à segurança nas unidades escolares

Publicado: 09/10/2023 16:22 | Última modificação: 09/10/2023 16:22

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Após cerimônia com o governo, ministro Flávio Dino, conversa com os dirigentes do Sintep-MT

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, entregou um documento ao ministro da Justiça, Flávio Dino, durante sua visita ao estado nesta segunda-feira (09/10), no Palácio Paiaguás. Neste documento, o sindicato expressa a insatisfação dos trabalhadores da educação em relação à retirada dos vigias que eram exclusivamente responsáveis pela segurança escolar. O sindicato vê a política privatista do governo Mauro Mendes como uma ameaça à segurança dos estudantes, devido à falta de identificação dos profissionais com as unidades escolares.

De acordo com o documento protocolado na ocasião, a ausência de convocações para profissionais vigias necessários para atender aos diferentes turnos de funcionamento das escolas deixa o ambiente escolar desprotegido. Atualmente, segundo relatos dos profissionais ao sindicato, a média é de um vigia por unidade nas 685 escolas estaduais, a maioria deles trabalhando no período noturno. Isso resulta em algumas unidades, como salas anexas, que ficam desprotegidas. Nos finais de semana, a situação se agrava, pois muitas escolas ficam sem segurança, o que leva a roubos, uma vez que as câmeras de segurança não têm retorno imediato.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Presidente do Sintep-MT esclarece motivos de cobrança  durante a abertura do evento

O sindicato destaca que a responsabilidade pela segurança nas escolas tem recaído sobre o pessoal em readaptação funcional, diretores, coordenadores e até mesmo secretários escolares. Isso sobrecarrega esses profissionais, que assumem uma tarefa que não deveria ser de sua responsabilidade, tornando as unidades ainda mais inseguras e precarizadas.

O Sintep-MT pede apoio ao Ministro da Justiça devido à falta de diálogo com o governador Mauro Mendes. O sindicato afirma que o governador tem ignorado suas solicitações e desrespeitado as leis de carreira da categoria desde 2019, impondo um modelo que vai contra as reivindicações históricas dos trabalhadores da educação. “Isso tem gerado grande insatisfação entre os trabalhadores da educação devido à falta de comprometimento do governo com a categoria”, ressalta o presidente Valdeir Pereira.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Ministro da Justiça, Flávio Dino, apresenta as ações e destaca o colaboração federal com o governo do estado para a área da Segurança no estado

O sindicato solicita ao governo federal que acompanhe de perto a situação em Mato Grosso e promova a implementação de políticas públicas eficazes para garantir a segurança nas escolas, evitando tragédias como as que já ocorreram em outras regiões do Brasil. Valdeir lembra do incidente ocorrido em Barra do Bugres-MT, onde uma pessoa armada entrou em uma escola durante a noite, quase resultando em uma tragédia.

A cerimônia de entrega de veículos, incluindo algumas das viaturas as quais o governo anuncia para a vigia em escola, ocorreu no Palácio Paiaguás, com participação de membros das forças da Segurança Pública do estado, políticos e dirigentes do Sintep-MT, que estiveram na atividade reforçando as cobranças apresentadas pelo presidente da entidade, Valdeir Pereira, como: a secretária adjunta de Funcionários, Maria Aparecida Cortez; o secretário de Finanças, Orlando Francisco; e , o presidente da subsede do Sintep/Várzea Grande, Juscelino Moura.