Sintep-MT encaminha ao governo nova solicitação de audiência para tratar das pautas da categoria

Dirigente aponta para o terceiro esforço ao protocolar o pedido de audiência do Sintep-MT com o governo

Publicado: 12/06/2023 18:47 | Última modificação: 12/06/2023 18:47

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso faz nova tentativa de diálogo com o governo, através de mais uma solicitação de agendamento de audiência para o secretário de estado de Planejamento e Gestão de Pessoas, Basílio Bezerra. O novo protocolo com pedido de audiência foi enviado nesta segunda-feira (12/06/2023). O anterior, do dia 23 de março de 2023, ainda não foi respondido.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, cobra respeito a representação dos servidores públicos. “É um absurdo o que o governo do Estado de Mato Grosso, através do próprio governador, e do chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, junto com os demais secretários de pastas, estão fazendo com os servidores públicos do executivo”, afirma.

Sintep-MT
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, considera absurda e desrespeitosa a falta de diálogo do governo com as entidades representativas dos servidores do estado

“Desde 2019 o Sintep-MT faz tentativas de interlocução com o governador Mauro Mendes, sem nunca obter resposta. Nossas pautas são para tratar de questões que afetam os trabalhadores da Educação e funcionalismo em geral”, destacou.

No encaminhamento feito à Seplag-MT, em março de 2023, o Sintep-MT solicitava audiência para cinco pontos fundamentais que estão sem resposta até hoje e comprometem a organização e vida dos trabalhadores da educação. Tratam de questionamentos sobre à ação de Cobrança de Diferença deTerço de Férias; ação de Cobrança de Diferença de Adicional Noturno; informações de consignações das mensalidades sindicais do Sintep-MT do convênio entre a instituição e governo; Webponto dos trabalhadores da Educação; e liberações constitucionais dos mandatos classistas.

“Esperamos dos governos do Estado, diálogo e respeito às entidades representantes dos servidores. Afinal, os servidores públicos são um dos maiores patrimônios do estado”, destaca.

O Sintep-MT registra ainda a ausência de diálogo até mesmo com o secretário da pasta da Educação, Alan Porto, que não compareceu à reunião realizada em janeiro de 2023, e mesmo os representantes que compareceram e dialogaram com os dirigentes sindicais, sequer deram devolutivas das pautas encaminhadas. “Um total descaso com os servidores e com a entidade, democraticamente constituída para representá-los”, conclui o presidente.