Sintep-MT e governo continuam diálogo em busca de soluções para a educação
Este é o segundo encontro da mesa de negociação entre Sintep-MT e Seduc-MT, em prol das pautas de direito de todos os profissionais da educação
Publicado: 23/04/2025 17:05 | Última modificação: 23/04/2025 17:05
Escrito por: Lina Obaid

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso Sintep-MT) participou da segunda rodada de negociações no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta terça-feira, 22/04, mantendo como foco a busca por soluções para as pautas latentes da categoria, que há muito tempo se encontram estagnadas perante o poder público.
Mas, apesar do diálogo aberto entre as partes, por meio da mediação judicial, as pautas prioritárias cobradas pelo Sintep-MT na última reunião: política salarial, fim do confisco da previdência dos aposentados e realização de concurso público para todos os cargos e funções da educação, não obtiveram avanços na data de hoje.
O Sintep-MT reitera que seguirá defendendo as pautas de direito dos profissionais da educação, reivindicadas desde 2019. E que continuará os esforços junto a outros órgãos do Governo na cobrança de celeridade nas respostas para as pautas solicitadas.
Nas negociações ficou confirmada uma agenda entre Sintep e Seduc-MT, acordando reuniões fixas semestrais sempre na última semana de janeiro e na primeira semana de agosto. O objetivo será tentativa de avanço das pautas reivindicadas.
Apesar das ausências dos secretários das pastas, participaram do encontro de mediação representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag-MT). Não compareceu nenhum representante da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT).
A próxima rodada de negociações ficou agendada para dia 03 de junho, às 9h, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para respostas a pendências.