Sintep-MT e Fessp/MT participam de audiência com presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso
A pauta sindical unificada foi apresentada ao chefe da Casa, que prometeu intermediar o diálogo junto ao Poder Executivo Estadual
Publicado: 01/04/2025 18:57 | Última modificação: 01/04/2025 18:57
Escrito por: Lina Obaid

Após dois meses de tratativas, a pauta de reivindicações sindicais unificada, defendida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), junto à Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Fessp/MT), foi apresentada ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Nesta manhã, o Sintep-MT, junto de outros sindicatos estaduais ligados à Fessp/MT, foi recebido pelo presidente da Casa, o conselheiro Sergio Ricardo de Almeida, onde também se encontrava a deputada Janaína Riva (MDB).
O principal objetivo deste encontro foi apresentar ao presidente do TCE-MT dados que apontam a defasagem dos pagamentos da recomposição salarial anual (RGA), e soluções para o super endividamento de servidores, bem como o confisco salarial de aposentadorias.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, considera positiva a audiência, agora junto ao TCE-MT. “O diálogo com o Tribunal de Contas nos deixa cada vez mais fortes e mais próximos de encontrar soluções para o arrocho salarial enfrentado pelos trabalhadores da educação, assim como os de outras áreas do serviço público estadual. O órgão é fiscalizador do poder executivo, e certamente nos apoiará a alcançar a regularização do pagamento e do critério da RGA, que é uma das principais pautas de reivindicação”, explicou o dirigente.
O presidente do TCE-MT destacou que pode apoiar os sindicatos com a instrumentação técnica, ou seja, com a petição inicial, para negociar junto ao governo do Estado.
A próxima etapa do diálogo da pauta sindical unificada acontecerá na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), na próxima quinta-feira, 03/04.