Sintep-MT denuncia descompromisso do gov. Mauro Mendes com a pauta salarial dos educadores


Arrocho salarial compromete até o piso da categoria, hoje defasado em mais de 20%

Publicado: 19/07/2022 16:37 | Última modificação: 19/07/2022 16:37

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Reprodução
O salário dos educadores de Mato Grosso perdeu o poder de compra desde a chegada do governo Mauro Mendes, ao Palácio Paiaguás em 2019.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, enviou ontem (18/07) um email aos gestores do estado (Casa Civil e Seduc-MT) cobrando cumprimento de compromisso e destacando insatisfação diante da atitude nada republicana do governo, que ignora reivindicações do Sintep-MT, para a recomposição salarial de 21,52%, em 2022.

Sintep-MT

 Leia mais: Sintep-MT volta às ruas contra defasagem salarial de 21,52% e ataques à Educação
A reunião ocorrida em 7 de junho com o secretário de estado de Educação, Allan Porto, deliberou o prazo de 15 dias para avaliação de impacto financeiro com o pagamento dos 21,52%. Contudo, passados mais de 30 dias, a categoria permanece sem resposta. 
Para o Sintep-MT, mais uma vez, o governo demonstra o descaso com as pautas dos trabalhadores da educação, e desrespeita os representantes da categoria. Após seis meses de vigência do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). O estado recordista em arrecadação em ignora o direito dos profissionais da educação à correção salarial com base no valor do PSPN.
Apesar das inúmeras tentativas de buscar o diálogo paras avançar nesta que é pauta prioritária da Educação, o Sintep-MT volta a enfrentar o descaso Seduc-MT.  Nem mesmo ao ofício nº 269/2022, protocolado em 24 de junho, lembrando o encerramento do prazo estabelecido, foi respondido. 

Sintep-MT
Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, manifestou sua indignação sobre as prioridades do governo frente aos anseios dos servidores públicos. “O que estamos observando é que estão mais preocupados em organizar a agenda política partidária, do que de fato dar encaminhamentos as cobranças dos trabalhadores da educação”, destacou Valdeir Pereira, em mensagem ao governo.