Sintep-MT denuncia censura durante ato por valorização da educação em Vila Rica


Ato realizado dentro da agenda da 26ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da Escola Pública foi comprometido por retirada arbitrária das faixas de protesto do Sindicato

Publicado: 24/04/2025 18:24 | Última modificação: 24/04/2025 18:24

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Vila Rica
Faixa retirada no dia de mobilização em Vila Rica

Profissionais da educação do município de Vila Rica (a 1.320 km de Cuiabá) tiveram faixas arbitrariamente retiradas de um espaço público ontem (23/04), durante o ato nacional contra o desmonte da educação pública. A manifestação, organizada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) no município, reforçava as pautas nacionais e também destacava reivindicações estaduais, como a valorização profissional, a realização de concurso público para todos os cargos da carreira e o fim do confisco das aposentadorias.

"De forma truculenta e antidemocrática",  destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, foram retiradas as faixas do lado de fora da Câmara Municipal, que tinham o objetivo de dar visibilidade ao histórico descaso com a educação pública. O ato ocorreu no mesmo dia em que a Casa realizava homenagens a ex-prefeitos do município. Segundo informações apuradas, todas as demais faixas permaneceram no local — apenas a do Sintep-MT, que trazia cobranças diretas ao poder público, foi removida.

Valdeir Pereira, ao ser informado sobre o ocorrido, classificou a ação como um claro exemplo de “censura e perseguição contra o movimento sindical e contra os trabalhadores da educação”.

Embora uma das faixas removidas tratasse de pautas estaduais, o episódio serve para evidenciar, mais uma vez, a falta de compromisso da administração municipal com a categoria. Os profissionais da educação de Vila Rica venceram uma ação judicial que cobrava o cumprimento do Piso Salarial Nacional. No entanto, até o momento, a prefeitura não cumpriu a determinação e mantém os salários da rede municipal defasados, em descumprimento à Lei Federal nº 11.738/2008.