Sintep-MT delibera no CNE pautas de mobilização nacional para 2024

Conselho Nacional Extraordinário da CNTE reúne sindicatos filiados em todo o país

Publicado: 13/12/2023 15:00 | Última modificação: 13/12/2023 15:00

REPRODUÇÃO

Os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participaram na manhã desta quarta-feira (13) de forma online, do encontro chamado pelo Conselho Nacional Extraordinário de Entidades (CNE- extraordinário) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O debate trouxe a pauta de mobilização para 2024, fez uma radiografia nacional sobre a realidades dos profissionais da educação e as demandas legislativas para avançar na Educação Pública.

Na explanação apresentada foram relatados os desafios dos profissionais da educação pública. O presidente do Sintep-MT, Valder Pereira, registrou os ataques sofridos por profissionais da educação em Mato Grosso, em especial na rede estadual, que sofre com as interferências na liberdade de cátedra, a implementação de política mercantilistas, ideológica e religiosa nas escolas e o comprometimento sobre o pedagógico.

Segundo a também integrante do CNE pelo Sintep-MT, Ana Lúcia Antônia, os relatos feitos por Mato Grosso se somam a realidades semelhantes em vários estados do país. Conforme Ana Lúcia, os relatos exigem da CNTE o enfrentamento ainda mais intenso, com foco em restituir e fortalecer o respeito aos profissionais da educação. “O CNE terá nova agenda para início de 2024 com foco também na organização da Marcha Nacional da Educação, um movimento que terá reforço de outras entidades de trabalhadores”, destaca

Entre as demandas, que integraram pautas para 2024 estão: a luta pelo fim da atual política de Ensino Médio; criação de um Grupo de Trabalho para monitoramento e cumprimento do Piso Salarial Nacional Profissional; e, criação do observatório nacional do trabalho docente e demais educadores.

Entidades filiadas a CNTE fazem o debate dos desafios para 2024 na reunião extraordinária da CNE

A reunião do CNE busca através do diálogo e da representatividade de todos os sindicatos filiados à CNTE, fortalecer a voz dos profissionais da educação. “O objetivo é a luta por uma educação transformadora e para o bem de toda a sociedade que respeite a diversidade e os direitos dos educadores”, conclui Valdeir Pereira.

Participaram também da reunião do CNE, pelo Sintep-MT, a secretária Geral do sindicato, Miriam Botelho; e o secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes.