Sintep/MT debate volta às aulas presencial em Conselho e Assembleia Geral da categoria

O retorno as aulas presenciais será um dos temas em discussão como também redimensionamento escolar entre redes municipais e estadual.

Publicado: 29/07/2021 16:45 | Última modificação: 29/07/2021 16:45

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

A avaliação e deliberações sobre demandas da educação na rede estadual e redes municipais, com destaque para a retomada das atividades escolares e redimensionamento escolar estão na pauta de deliberações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Públicos de Mato Grosso (Sintep/MT), neste final de semana. No próximo sábado (31 de julho), a partir da 8h30, e segunda-feira (02/08), às 14 horas, a categoria realizará o Conselho de Representantes e Assembleia Geral, respectivamente.

O debate sobre a retomada das aulas presenciais na rede pública ganhará destaque, depois e da deliberaçãounilateral do governo Mauro Mendes, em agendar o retorno presencial nas escolas, sem que seja avaliado as condições sanitárias nos municípios. No último Conselho de Representantes, no início de julho, os trabalhadores da educação apontaram pela continuidade das aulas remotas, enquanto a categoria não estiver imunizada. A maioria dos profissionais receberam apenas uma, de duas doses da vacina.

Apesar do alerta da saúde, de que o país, assim como estados e municípios, vivencia um quadro perigoso com nova variante (Delta), e que aglomerações devem ser evitadas, antes de atingir o patamar mínimo de 70% da população vacinada, o governo Mauro Mendes acredita que a contaminação é um risco que todos deverão enfrentar. Diante dessa teoria, indica que o retorno das aulas presenciais traz mais benefícios para a Educação, do que imunização, para a saúde coletiva.

O Sintep/MT, por meio do presidente Valdeir Pereira, reafirma que a decisão de retorno presencial é prerrogativa de cada município. E ainda, que comissões deveriam ser organizadas em cada localidade, para estudo do quadro sanitário. Contudo, a população brasileira permanece refém do vírus e dos governantes, que sem políticas públicas de subsistência obrigam os cidadãos a colocar a vida em risco para sobreviver.

O retorno as aulas presenciais será um dos temas em discussão como também redimensionamento escolar entre redes municipais e estadual, estão na pauta. O Conselho de Representantes do Sintep/MT ainda realizado no formato virtual, reunirá dirigentes e delegados eleitos nas assembleias municipais, a serem realizadas até sexta-feira (30/07).

Fonte: Assessoria/Sintep-MT