Sintep-MT debate os impactos do retorno às aulas presenciais


A abordagem tratou ainda sobre Ensino híbrido e Ensino à distância em meio à pandemia

Publicado: 15/02/2021 13:34 | Última modificação: 15/02/2021 13:34

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep/MT

A doutora em Educação, professora Maria Luiza Sussekind, contribuiu com as discussões falando sobre a problemática em torno da falta de infraestrutura na rede pública de ensino. “Assistimos a um total descaso do governo federal em promover as condições necessárias para que a educação chegue aos estudantes. Vimos que houve a determinação do poder público para o ensino remoto, sem ao menos proporcionar internet e equipamentos de qualidade, tanto a estudantes, quanto aos profissionais da educação”, disse Maria Luiza. A educadora destacou ainda sobre a forte ligação entre democracia e escola. “Só sobrevivemos em rede de solidariedade. Falamos sobre uma década perdida devido à pandemia. Mas essa perda é sobre políticas intersetoriais, não sobre experiência. Precisamos levar todas essas problemáticas no sentido de aprendizado, para pensar em como será esse retorno e o currículo escolar no pós-pandemia”, declarou.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, lembrou também que dentro dessa política de determinismo para o retorno das aulas, mesmo sem um planejamento para isso, o governo Mauro Mendes fortalece sua vertente no sentido de privatizar a educação, aproveitando-se do momento de crise sanitária. “Oferecer apostilas para os estudantes não é promover educação pública. Se fosse assim, não haveria necessidade de professores; bastaria comprar apostilas e entregar aos estudantes. Essa política de voucher, de terceirização da educação se mostra ainda mais ineficiente nesse período. Além disso, o governo do estado provou recentemente da própria falta de infraestrutura para o ensino à distância, quando deu um curso online para os trabalhadores da educação, e foi um verdadeiro fiasco, com a internet caindo a todo momento. Isso que estamos vivenciando hoje, está longe de ser ensino à distância”, disse Valdeir.

Os debates envolvendo o retorno das aulas e os modelos propostos pelo governo, bem como os cenários e ponderações apresentados pelos debatedores podem ser assistidos na íntegra nas redes sociais do Sintep-MT.

Link Facebook: https://bit.ly/2OBdDbT

Link Youtube: https://bit.ly/3jS6Kyz

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.