Sintep-MT debate financiamento da Educação Pública em Tangará da Serra

Durante a palestra, Henrique Lopes, secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, apresentou os dados que constam o volume de recursos disponíveis em Tangará da Serra, destinados especificamente para a Educação.

Publicado: 06/04/2022 14:45 | Última modificação: 06/04/2022 14:45

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Professor Henrique Lopes,secretário de Redes Municipais do Sintep-MT

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, participou na última semana, do Seminário Fundeb Permanente, no município de Tangará da Serra (distante 245 Km de Cuiabá). Na ocasião, o sindicalista trouxe esclarecimentos importantes à categoria sobre as perspectivas de investimento público para a educação no município.

Sintep/Subsede Tangará da Serra
Seminário Fundeb Permanente em Tangará reuniu educadores e sindicalistas do município.

Durante a palestra, Henrique apresentou os dados que constam o volume de recursos disponíveis em Tangará da Serra, destinados especificamente para a Educação. “Só em 2021, o município de Tangará da Serra obteve um montante na ordem de R$ 113 milhões e 900 mil destinados especificamente para o financiamento da educação. Esse volume de receitas é ainda mais significativo em 2022, quando já fizemos estudos e projeções que apontam um incremento ainda maior para este novo ano letivo. Num comparativo com o ano passado, janeiro e fevereiro deste ano já somam cerca de R$ 2 milhões a mais do que havia disponível no mesmo período do ano anterior”, disse.

O seminário também trouxe à luz questões envolvendo a qualidade do ensino público e a necessidade de que os gestores e a própria categoria estejam atentos sobre os recursos destinados à Educação. “É muito importante esse esclarecimento sobre o Fundeb, sendo que o valor por aluno ano em Mato Grosso deve ser maior do que valor aluno ano nacional, justamente por conta da arrecadação expressiva e dos recursos disponíveis. Agora, precisamos destacar também que, quando o assunto é financiamento da educação, não podemos limitar o debate somente ao Fundeb e sim, buscar outras fontes de receitas”, disse Henrique Lopes.

Sintep/Subsede Tangará da Serra
Foram dois dias de debates e, além do financiamento da educação, a categoria falou sobre o Piso Salarial nacional e a legislação vigente.

A presidente da Subsede do Sintep de Tangará da Serra, professora Francisca Alda de Lima, ressaltou a importância dos debates. “Nós, enquanto educadores, temos que acompanhar de perto tudo o que diz respeito às legislações vigentes que tratam do financiamento da educação pública, até para que possamos fazer nossas lutas para um ensino de qualidade e para a valorização de todo o conjunto de trabalhadores da educação”, disse.