Sintep-MT debate em Porto Alegre do Norte e Vila Rica o redimensionamento e o Novo Fundeb

Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, tem visitado os municípios para esclarecer as principais mudanças do Novo Fundeb e os impactos da transferência de matrículas da rede estadual para os municípios

Publicado: 21/10/2021 12:23 | Última modificação: 21/10/2021 12:23

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

No município de Porto Alegre do Norte, distante da capital cerca de 1.159 km, o  já fechou a Escola Estadual Tapirape. Com isso, os alunos do 6º ao 9º ano foram transferidos para outra unidade escolar. A iniciativa impositiva por parte do governo Mauro Mendes, gerou revolta na comunidade escolar local que vem tentando reverter a decisão arbitrária de Estado.

No município, os sindicalistas foram recebidos por vereadores que se comprometeram a buscar, em parceria com a gestão municipal, reverter a situação, mantendo a Escola Estadual Tapirape aberta. No município, os dirigentes do Sintep-MT também esclareceram as dúvidas relacionadas ao Novo Fundeb. “As questões que giram em torno do Novo Fundeb trouxeram muitas novidades para a gestão educacional, incluindo as políticas públicas de atendimentos aos nossos alunos. Além disso, tem os direitos dos trabalhadores da Educação em jogo. Esse com certeza é o debate mais importante que estamos tendo aqui”, pontuou Henrique Lopes, secretário das redes Municipais do Sintep-MT.

Outro município também visitado pelos dirigentes do Sindicato foi Vila Rica, à 1.320 km de distância de Cuiabá. Por lá, o redimensionamento também já começou, portanto as discussões foram direcionadas para os esclarecimentos dos gestores e profissionais da Educação acerca do novo Fundeb. Porém, o secretário das Redes Municipais do Sintep-MT Henrique Lopes lembrou a todos que o Sindicato tem cumprido seu papel de esclarecer os elementos necessários para subsidiar os gestores ao decidir sobre o redimensionamento, para que essas decisões não sejam tomadas com base em política partidária, mas baseadas em uma política de Estado.

O sindicalista ainda destacou a necessidade de esclarecer a comunidade escolar sobre os impactos negativos nos postos de trabalho dos profissionais da educação com a transferência de matrículas do estado para os municípios. “O redimensionamento de turmas do Ensino Fundamental, decretado pelo governo Mauro Mendes por meio do decreto nº 723/2020, trata-se de uma política cruel que trará impactos significativos na educação, entre eles o fechamento de postos de trabalhos. A previsão é que até 2027, toda a etapa seja repassada para os municípios, e com isso aproximadamente 3.200 postos de trabalho para professores das séries iniciais deixarão de existir”, destacou.

As palestras realizadas pela Secretaria de Redes Municipais do Sintep-MT, promovendo os debates sobre redimensionamento e Novo Fundeb, sob coordenação do sindicalista Henrique Lopes e da diretoria Ana Lúcia Antônia da Silva, segue para outras cidades no norte do estado. Até agora, mais de 30 municípios já foram visitados.