Sintep-MT debate com IFMT a oferta de cursos superiores específicos para func. da educação

O presidente do Sintep-MT participou de uma reunião de trabalho nesta segunda (18), com a nova gestão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), para tratar da oferta de Cursos Superiores de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho

Publicado: 22/10/2021 20:08 | Última modificação: 22/10/2021 20:08

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

Valdeir destacou a importância dessa oferta e citou a demanda reprimida. “Não há como se falar em Educação sem trabalhar a qualificação profissional e a valorização da carreira. Esses cursos aperfeiçoam o trabalho de todos os envolvidos no processo de construção de conhecimento e para alcançarmos esses resultados positivos, precisamos ter investimento público e boa vontade dos gestores. Em todo o estado, hoje, temos mais de 10 mil trabalhadores aguardando para participar dessa qualificação”, disse.
Na reunião, o novo reitor do IFMT, o professor Dr. Júlio César dos Santos, assumiu um compromisso de, num prazo de 15 dias, se organizar internamente para, a partir daí, apresentar uma proposta de oferta de cursos. Durante a reunião com o Sintep-MT, professor Júlio manifestou-se sobre a demora na oferta de cursos do Profuncionário, se deve a problemas junto ao MEC, quanto à organização dos cursos à distância e também quanto à verba destinada para essa finalidade.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou o compromisso feito pelo gestor do Instituto, de, num primeiro momento, realizar a oferta de vagas para trabalhadores que estão em municípios com os menores IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do estado e que estão com essa demanda contida. “O curso superior para funcionários de escola é um avanço. Esse tipo de política voltada para valorização e profissionalização de funcionários escola ainda é muito tímida no país. A abertura das turmas e a oferta pelo Instituto Federal colocam, tanto Mato Grosso como IFMT, na vanguarda”, disse Valdeir.
A próxima reunião com o IFMT está prevista para a primeira quinzena de novembro e deve apresentar avanços quanto à oferta de cursos.