Sintep-MT convoca categoria para o primeiro Conselho de Representantes do ano

Debates tratarão da agenda de mobilizações para o semestre e direcionamento de lutas pela valorização profissional

Publicado: 06/02/2023 16:16 | Última modificação: 06/02/2023 16:16

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/Francisco Alves

O primeiro Conselho de Representantes do ano de 2023 já tem data marcada: será nos dias 18 e 19 de fevereiro, em formato híbrido - presencial na sede do Sindicato em Cuiabá, e online via plataforma zoom, aos que não puderem comparecer presencialmente.

O presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, que cumpriu agenda em diversos municípios da região Noroeste de Mato Grosso semana passada, destaca a relevância de uma análise de conjuntura diante do atual cenário político e econômico.

“Nós temos que nos reunir e fazer essa avaliação de modo mais aprofundado, porque em Mato Grosso, infelizmente seguimos com o mesmo governo, e que a primeira ação de Mauro Mendes foi o ataque a Lopeb. Já no cenário nacional há expectativas positivas com o governo Lula. Então, cabe a nós, traçarmos essas estratégias sobre como faremos a luta em âmbito estadual, nos municípios, para assegurar os direitos que já temos, e fortalecer e reivindicar políticas públicas que foram sucateadas no governo federal dos últimos quatro anos”, disse o sindicalista.

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, ressaltou que um dos assuntos presentes na pauta das redes municipais e que será debatido neste Conselho, é a recusa de prefeitos(as) em aplicar o reajuste integral do novo Piso Salarial Nacional. “Estamos vendo um movimento por parte de entidades municipalistas contra a Portaria MEC nº 17/2023, que atualizou o piso do magistério de 2023 em 14,95%. Essa negação de direitos remonta a estratégia e os argumentos infundados desses mesmos atores por ocasião da publicação da Portaria MEC nº 67, que atualizou o piso em 2022. Temos que nos organizar para defender o legítimo direito do Piso Salarial dos educadores e refutar essas posições que atentam contra os valores democráticos da República”, disse.

Outro ponto importante da reunião, será a eleição dos delegados que irão representar o Sintep Mato Grosso durante a 4ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), nos dias 17, 18 e 19 de março de 2023.

Conforme Edital acerca da realização do Conselho de Representantes, publicado pelo Sintep-MT, a reunião terá início, em primeira convocação, às 8h30, e em segunda convocação, às 9h. Os itens da pauta são:

1. Informes;
2. Análise de Conjuntura;
3. Demandas da Rede Estadual e Pauta de Reivindicação/2023;
4. Demandas das Redes Municipais e Pauta de Reivindicação/2023;
5. Eleição da delegação do SINTEP-MT, para a 4ª Plenária Intercongressual da CNTE
(17 a 19/03/2023);
6. Apreciação da Prestação de Contas da Direção Central: Sede Central e Polos