Sintep-MT completa 60 anos com gestão renovada e foco na reconstrução da educação pública


Nova diretoria assume com propostas ousadas frente ao desmonte da educação, ampliando a representatividade

Publicado: 02/07/2025 17:24 | Última modificação: 02/07/2025 17:24

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves
Comemoração dos dirigentes eleitos na gestão 2025 - 2028

Os 60 anos de história do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), celebrados em 2025, marcam a característica de “Fênix” da entidade, um renascimento diante do retrocesso político-educacional vivido no estado. Para enfrentar a tentativa de desmonte da educação pública, o Sindicato apresenta, em sua nova gestão, um quadro sindical renovado. Ao todo são 47 integrantes comprometidos com novos projetos voltados para reconstrução dos direitos dos trabalhadores da educação nos 142 municípios de Mato Grosso.

A principal meta da nova gestão é a expansão do quadro de filiados, para fortalecimento contra os retrocessos que atingem conquistas e direitos da categoria. Os novos membros da direção assumem funções tanto na direção executiva quanto nas diretorias regionais. Destacam-se nessa nova configuração a Regional Leste I, no Vale do Araguaia — agora representada por José Ivan Alves de Souza, de Barra do Garças, e também a Regional Médio Norte I – Região Vale do Paraguai, com o sindicalista César Augusto Guedes.

Sintep--MT/Francisco Alves
José Ivan Alves de Souza, de Barra do Garças, de braços erguidos na comemoração da posse

A nova base sindical traz à estrutura executiva olhares e vivências renovadas, alinhadas às necessidades e aos anseios da categoria. Há, ainda, um avanço importante na promoção da equidade de gênero no quadro de dirigentes.

Entre os nomes que estreiam na executiva está o da técnica administrativa educacional da rede municipal de Novo Mundo, Dayane Constante dos Santos. Militante da luta sindical desde 2009, ela foi presidente da subsede do município por duas gestões. Agora, assume a Secretaria Adjunta de Funcionários, com o compromisso de levar a outros municípios a experiência positiva vivida em Novo Mundo. “Nós, funcionárias/os de escola, temos participação e representatividade na rede municipal. Estamos em Conselhos, na diretoria da subsede e dentro da carreira da educação - inclusive como titular da pasta da Educação de Novo Mundo”, destaca.

Sintep--MT/Francisco Alves
 Dayane Constante dos Santos, assume a Secretaria Adjunta de Funcionários do Sintep-MT 

Pelo menos seis secretarias setoriais do Sintep-MT também se renovaram com a participação de lideranças vindas das subsedes, que agora atuam em âmbito estadual. Os novos nomes são: Marilene Barbosa Laroque – secretária adjunta de Articulação Sindical; Ivone Lacerda Costa – secretária Adjunta de Redes Municipais; Ariádne Carvalho Camarço Lima – secretária adjunta de Assuntos Jurídicos e Legislativos; Fabiana Alessandra dos Santos – adjunta de Seguridade Social; João Custódio da Silva – secretário de Infraestrutura Sindical; Rafael Júnior Heliodoro – secretário adjunto de Comunicação.

Sintep-MT/Francisco Alves
Professora  Marivone Pereira assume a presidência da maior subsede do Sintep-MT; Cuiabá 

Entre as renovações das subsedes ganha destaque o nome da professora Marivone Pereira, presidindo a maior subsede do Sintep-MT no estado, em Cuiabá. Segundo a sindicalista, os desafios são grandes na rede estadual e, principalmente, na rede municipal, onde muitas das demandas estão represadas há cerca de 10 anos.  Marivone cita a luta pela Lei Orgânica do município e pela Lei de Carreira dos profissionais da educação, que não avançaram. Outra prioridade será a gestão democrática nas escolas. “Temos feito cobranças recorrentes aos sucessivos prefeitos, inclusive ao atual”, ressaltou.