Sintep-MT comemora 59 anos com o Arraiá da Resistência, em noite de São Pedro (29)


A maior entidade sindical de Mato Grosso festeja quase 60 anos de história como a força e voz da educação de Mato Grosso

Publicado: 24/06/2024 18:35 | Última modificação: 24/06/2024 18:35

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves

No próximo sábado (29/06), dia de São Pedro, a partir das 19 horas, em Cuiabá, o Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) realiza a tradicional festa junina da entidade, com o Arraial da Resistência. A data comemora os 59 anos de fundação da entidade, criada em 1965 por um grupo de professoras primárias e que hoje é a força e a voz da educação de Mato Grosso. 

A entidade que ao longo de quase seis décadas cresceu e fortaleceu as conquistas dos profissionais da educação da rede estadual e redes municipais de educação pública, reafirma a importância da organização dos profissionais e da luta coletiva para avançar nas conquistas da classe trabalhadora.  

Nesse sentido, o aniversário de 59 anos de fundação, comemorado no mês junino, é festejado com o grande Arraiá. Este ano, a comemoração traz o título de Resistência. A educação tem sido uma das carreiras do Estado mais atacadas pelos governos, do federal, passando pelo estadual aos municipais. A política de estado mínimo, imposta pela ultradireita e governos neoliberal, tentam mais uma vez retirar da classe trabalhadora o direito à educação pública gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os educadores mato-grossenses reafirmam com resistência ao desmonte. 

Para a festa são esperados 1400 trabalhadores da educação filiados, familiares e convidados, que juntos confraternizarão, com muita música, comidas típicas e om brincadeiras animadas, inclusive para as crianças, o aniversário desta que é a maior entidade sindical de Mato Grosso. O festejo junino reunirá militantes dos 15 polos sindicais das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Noroeste do estado.

A organização da festa preparou surpresas. O grande salão será improvisado na rua, em frente à sede do Sindicato. A céu aberto todos poderão participar do arrasta pé com as bandas limpa banco, “Flavinho Assis & Jefferson Talles" e "Os Amigos”.

Para animar o Arraiá foi chamada a quadrilha "Raízes de Santo Antônio", composta por 11 casais, com narração de Mayson Benedito e coreografia de Carlos Eduardo, que integra o corpo de baile.  No repertório apresentam a tradicional dança junina com passos personalizados. 

Os interessados em participar da festa devem procurar a subsede do Sintep-MT no município para retirar os convites e para obter outras informações.