Sintep-MT cobra do MTPREV e governo solução para descontos indevidos nos salários de aposentados

A cobrança via Ofício protocolodo no MTPrev, Seduc e Seplag exige a recomposição imediata do saldo salarial

Publicado: 01/02/2024 15:34 | Última modificação: 01/02/2024 15:34

Escrito por: Wagner Zanan

Governo de MT por meio de sua secretaria de Gestão e Planejamento cometeu erro que atingou mais de 150 aposentados e pensionistas

O Sintep-MT – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, protocolou o Ofício 031/2024/SGER/SINTEP-MT junto à Seplag-MT – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, e à Seduc-MT, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, e ao MTPREV – Mato Grosso Previdência, ontem (31/01), cobrando resolução imediata de um desconto indevido feito em folha de pagamento que atingiu mais de 150 aposentados e pensionistas da Seduc/MT.

O Sindicato ressalta no ofício encaminhado que tal desconto irregular está gerando dificuldades para os aposentados e pensionistas atingidos. O equívoco gerou perdas de mais de 50% do salário, o que inviabilizou saldar compromissos assumidos, ou dispor de recursos para compra de alimentos e medicação, entre outros.

Junto do ofício o sindicato encaminhou documentos comprobatórios do erro contábil, que resultou em descontos a mais nos vencimentos de aposentados e pensionistas, constatados ao se comparar o holerite de janeiro de 2024 ao de dezembro de 2023.
Para agilizar a resolução do problema, o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, entrou em contato com a presidência da autarquia responsável pela gestão de recursos e pagamento dos aposentados e pensionistas.

“Segundo o presidente do MTPrev teria sido identificado problemas que afetaram os professores aposentados/as. Seria um erro na correção da tabela para aplicar a RGA (Revisão Geral Anual) que já está sendo corrigido. Estamos já cobrando a data do pagamento (ressarcimento do valor descontado indevidamente), que tem que ser imediato”, explicou Valdeir.