Sintep-MT cobra compromisso com a inclusão na educação em seminário da Educação Infantil
Evento reuniu gestores e especialistas para discutir os desafios da inclusão nas escolas públicas de Mato Grosso
Publicado: 01/10/2025 16:37 | Última modificação: 01/10/2025 16:37
Escrito por: Lina Obaid

A vice-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Maria Celma Oliveira, esteve nesta segunda-feira (30), na abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil 2025, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso (Undime/MT).
O encontro teve como tema central “Os desafios da inclusão: construindo uma escola plural para a infância” e reuniu educadores, gestores e especialistas de todo o estado.
Durante sua participação, Maria Celma destacou a importância de tratar a inclusão como um compromisso real, e não apenas como discurso. Em sua fala, ela criticou a falta de condições concretas para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva nas escolas públicas.
“Não adianta falar de inclusão sem garantir as condições de acesso e permanência na escola. E que na escola as crianças encontrem profissionais qualificados, de carreira com dedicação exclusiva e valorizados. E, é claro, uma escola com boa infraestrutura para atender às diferentes necessidades das crianças. A escola precisa ser um lugar de acolhimento e de afeto, porque nós estamos falando da formação das identidades e individualidade, principalmente das crianças em situação de vulnerabilidade, seja pela idade ou pelas condições socioeconômicas", afirmou.
A dirigente sindical ainda reforçou que a inclusão deve ser tratada como uma política de Estado, com investimentos permanentes, aplicação correta dos recursos da educação pública, na educação pública, e não apenas como uma ação pontual de governos.
"A Inclusão não pode ser vista como gasto, mas sim como investimento para construção de uma cidadania plural, saudável e respeitada na sua diversidade. Historicamente, a educação inclusiva está presente nos discursos da classe política, principalmente quando se têm objetivos eleitoreiros. Na prática, “falta vontade política em tratar a educação inclusiva como política pública de Estado e não política de governo”, concluiu.
O evento reuniu dirigentes municipais, equipes pedagógicas, professores da Educação Infantil, pesquisadores e convidados.