Sintep-MT apresenta um legado de luta dos profissionais da educação pública em 59 anos de história

Maior sindicato do estado de Mato Grosso fundado por um grupo de professoras primárias, registra um legado de luta pela educação de qualidade e valorização profissional na rede pública

Publicado: 01/07/2024 15:15 | Última modificação: 01/07/2024 15:15

Arquivo/Sintep-MT
Mobilizações nas ruas contra precarização da educação pública são marcos na história dos trabalhadores da educação no estado

O Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) completa 59 anos de fundação, em 2024. A fundação, em 29 de junho de 1965, a partir de uma associação, resultou, quase seis décadas depois, no maior sindicato do estado. Uma referência nacional na construção de políticas educacionais, além de precursor de legislações para a valorização da carreira dos profissionais da educação, no estado e no país.

Em 1965 o grupo de professoras primárias de Mato Grosso que se uniu para assegurar condições de trabalho nas escolas mantidas pelo governo, não imaginava a extensão que alcançaria 59 anos depois, com a união de mais de 25 mil profissionais da educação do estado. A semente plantada pelas professoras do magistério cresceu, floresceu e se fortaleceu.

O Sintep-MT tem o quadro composto por segmentos de profissionais que estão no espaço escolar e realizam a função educativa e pedagógica. Para além dos professores, as escolas contam com funcionários, sem os quais a educação dos estudantes não se completaria. A merendeira, a limpeza, o motorista do transporte escolar, a auxiliar da educação infantil, o vigia, todos fazem o processo formativo do aluno.

Esse olhar de integralidade, levou os profissionais da educação de Mato Grosso a serem precursores de políticas, entre elas a de formação para funcionários de escola. Hoje, todos os estados brasileiros conhecem o Profuncionário, um modelo nascido em Cuiabá, a partir do programa Arara Azul. Também, se destaca entre as conquistas sindicais a implementação da lei de Gestão Democrática, que trouxe para o ambiente escolar uma organização coletiva com participação de toda a comunidade onde a escola está inserida.

Foi nessa luta coletiva do Sintep-MT que Mato Grosso conquistou o piso salarial profissional, dez anos antes do país ter a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (2008). A conquista da carreira garantiu dignidade aos educadores e despertou nos jovens o interesse pela carreira. Fato constatado pelo grande número de profissionais de outros estados que vieram buscar trabalho na educação de Mato Grosso, atraídos pelo salário e a valorização da carreira.

Apesar da educação pública, assim como nas demais áreas do serviço público, ser um desafio permanente para os trabalhadores, expostos de tempos em tempos aos interesses daqueles que governam a administração pública, o Sintep-MT se consolida como a força e voz da Educação de Mato Grosso. A entidade prossegue na defesa dos interesses da sociedade e dos trabalhadores para avançar naquelas que são as bandeiras pela educação de qualidade; concurso público para todos os cargos da carreira, valorização salarial com ganho real, aposentadoria digna e educação integral e de tempo integral.

“Tenho a satisfação de estar no segundo mandato como presidente deste que é o meu sindicato, e o qual tenho como referência na luta por direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Fazer parte do Sintep-MT é carregar e manter vivo um legado histórico, de força e resiliência para a valorização da carreira e o esperançar da educação pública de qualidade”, destacou o presidente Valdeir Pereira.