Sintep-MT apoia pesquisa que vai mapear os impactos da pandemia nas escolas públicas de MT


A Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) vai realizar uma pesquisa com o tema “Cartografias de Escolas: acontecimentos cotidianos que movimentam currículos e constituem professores e alunos”.

Publicado: 24/06/2021 11:58 | Última modificação: 24/06/2021 11:58

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Reprodução

A pesquisa havia sido idealizada no início de 2020 e precisou se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia da Covid-19, sendo assim, o foco do estudo será também, um diagnóstico sobre “o novo jeito de fazer educação em tempos de pandemia”.

Conforme a coordenadora do estudo, a Doutora em Educação Maritza Maciel Castrilon Maldonado, “pretende-se produzir conhecimentos acerca da realidade educacional mato-grossense para subsidiar a implementação de políticas públicas emergentes e necessárias”. A pesquisa vai abranger profissionais das redes públicas de ensino como protagonistas principais desse diagnóstico.

Para a secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, é importante que todos os profissionais da educação participem da pesquisa, respondendo ao questionário que será enviado pelo grupo de trabalho. “Desde os professores, até funcionários, todos devem participar e contribuir com informações de forma ética e comprometida, sobre como essa pandemia afetou significativamente as atividades educacionais. Esse tipo de pesquisa é muito rica, pois é através dessas informações, que podemos pleitear e defender políticas públicas que, de fato, atendam às necessidades de uma educação laica, gratuita e de qualidade em um pós pandemia”, disse Guelda.

A doutora em Educação Maritza Maldonado explica porque o tema da pesquisa envolve o termo “cartografia”. “Cartografar significa compor mapas, desenhar a nova realidade. Não tem como apresentarmos essa cartografia sem que os educadores nos apresentem os impasses e desafios enfrentados. Assim, a participação desses profissionais é fundamental para o êxito da pesquisa. Estamos compartilhando angústias, aflições, atos de criação dos professores todos os dias, pelas redes sociais, pelas trocas de experiências. Mas, sem uma pesquisa rigorosa, ética, com objetivos claros, é impossível falar da realidade educacional do nosso Estado” disse.

Ainda segundo a pesquisadora, o estudo deve subsidiar a implementação de políticas públicas que vão ao encontro de práticas que possibilitem a potencialização de alunos e profissionais da educação durante e após a Pandemia. “Nosso principal objetivo é elogiar a escola e todos os seus elementos no processo de democratização de saberes”, ressaltou Maritza.

Os questionários da pesquisa serão enviados pela internet já a partir do mês de junho.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.