Sintep-MT apoia o Setembro Amarelo: a cor da esperança e da valorização da vida

"As pessoas estão adoecendo e não se dão conta disso, ao ponto de tirarem a própria vida"

Publicado: 08/09/2023 18:40 | Última modificação: 08/09/2023 18:40

Neste domingo, 10, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O mês de setembro lembrado pela cor Amarela, é uma referência à campanha nacional de prevenção à vida. Em 2023, o mote “Se precisar, peça ajuda!” trabalha diversas ações preventivas de cuidado com a saúde e defesa da vida.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa que tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A entidade é colorida com flores e balões de gás na cor referência à data para lembrar a todos a importância do equilíbrio emocional, da saúde mental e da vida humana.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Entrada do Sintep-MT é ornamentada em apoio a campanha do Setembro Amarelo

O alerta oportuniza a discussão sobre o tema e a necessidade de que os trabalhadores da educação tenham assegurado políticas de promoção e prevenção à saúde dos trabalhadores. “É preciso olharmos com atenção e cuidado para as doenças da mente. As pessoas estão adoecendo e não se dão conta disso, ao ponto de tirarem a própria vida.”, destaca a dirigente estadual do Sintep-MT, secretária de Políticas Sociais, Lucineia Goveia.

Lucineia Goveia dos Anjos, secretária de Políticas Sociais do Sintep-MT

A data, do dia 10 de setembro foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela surgiu por iniciativa de Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no ano de 2013. Foi inserida como campanha no calendário nacional e, desde 2014 conta com apoio de entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) que disseminam a mensagem.

A campanha é justificada pelos números: o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos. A nível mundial, a OMS aponta o suicídio como a segunda maior causa de morte entre jovens.

São cerca de 800 mil vidas perdidas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa mais mortes provocadas por suicídio do que por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos, ativa desde 1962. Seu propósito é oferecer suporte emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente.

Qualquer pessoa em sofrimento pode pedir ajuda ao CVV pelos diversos canais da ONG. É possível falar por telefone através do 188, pelo chat e por e-mail, disponíveis no site do centro (https://www.cvv.org.br/), 24 horas por dia

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Recepção da Casa do Educador celebra a prevenção e a vida

.