Sintep-MT amplia galeria com acervo doado pela família do professor Eudson Castro

Estatueta recebida em premiação pela atuação em defesa dos direitos humanos passa a integrar a galeria do Sintep-MT

Publicado: 10/02/2023 11:40 | Última modificação: 10/02/2023 11:40

Edevaldo José/Sintep-MT
Viúva do professor Eudson de Castro, professor Selma Schneider, entrega a peça em doação, ao presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) recebeu em doação, esta semana, uma peça do acervo pessoal do falecido filósofo, sociólogo e professor Eudson Castro Ferreira. A peça é uma estatueta em forma de escultura, recebida (post mortem) no ano de 2007, pelo Prêmio Estadual de Direitos Humanos ‘Padre José Tem Cate”.

A estatueta passou a compor a galeria do Sintep-MT e ficará exposta na biblioteca da entidade, cujo nome é uma homenagem ao professor Eudson Castro Ferreira. A peça doada pela viúva, a professora aposentada e também militante sindical do Sintep-MT, Selma Schneider, foi uma forma de dar visibilidade ao prêmio e fortalecer a memória do marido.

Edevaldo José/Sintep-MT
Viúva do professor Eudson de Castro Ferreira, conhece a biblioteca do Sintep-MT que faz homenagem ao educador

“Acredito que a peça terá mais utilidade nesse espaço, onde várias pessoas poderão apreciar a obra, bem como fazer memória ao trabalho e as defesas feitas por Eudson”, afirmou. O professor era mineiro de origem, mato-grossense de coração, faleceu no dia 12 de dezembro de 2006 deixando um legado de coerência política e solidariedade.

Eudson Castro tem histórico na luta em defesa dos direitos humanos e na luta campesina pela terra, em Mato Grosso. Ele foi um dos idealizadores e organizadores da coleção de livros que compõe a Formação Sindical do Sintep-MT. As obras são referência nos estudos sindicais até mesmo para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

“O professor Eudson Castro é uma referência, não apenas para o Sintep-MT, mas para muitos sindicatos brasileiros. A coleção que ele elaborou, com foco na formação da militância sindical, é hoje utilizada por vários sindicatos e, compõem o material da CNTE”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Edevaldo José/Sintep-MT
Dirigentes do Sintep-MT recebem a doação feita ao acervo da entidade

Estatueta

A estatueta do Prêmio Padre José Ten Cate foi uma homenagem criada por meio da Lei estadual nº 8.116, e era concedido anualmente pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o objetivo de homenagear, promover e dar visibilidade às pessoas físicas, instituições, ações e experiências que, pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacarem-se na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos previstos na Constituição Federal.

A premiação leva o título de padre Ten Cate, um militante defensor dos Direitos Humanos no Estado e presidente, por três vezes, do Centro de Direitos Humanos “Henrique Trindade”, primeiro Centro de Direitos Humanos do Mato Grosso (com colaboração da ALMT e CIMI).