Sintep-MT acompanha audiência que garante reajuste do piso salarial em Várzea Grande


Esta recomposição fortalece a mesa de negociações permanente entre as partes

Publicado: 01/04/2025 18:21 | Última modificação: 01/04/2025 18:21

Escrito por: Lina Obaid

Sintep-MT/Lina Obaid

Os profissionais da educação de Várzea Grande, após mais de 10 anos de perdas salariais acumuladas, conquistaram uma importante vitória com o reajuste do piso salarial nacional. A decisão foi firmada em audiência realizada na última sexta-feira (28/03), entre a Prefeitura Municipal e o Sintep/Várzea Grande, com o acompanhamento da direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sitnep-MT).

O foco da audiência foi o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, especialmente no que diz respeito à valorização salarial e à aplicação do reajuste do piso nacional da educação.

Durante o encontro, a Prefeitura de Várzea Grande, representada pela prefeita Flávia Moretti (PL), reconheceu e garantiu a aplicação do reajuste de 6,27%, definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2025, com efeito retroativo a janeiro.

A medida representa um avanço importante diante do histórico de defasagem salarial acumulada ao longo de uma década, que chega a 19,55% para professores e mais de 68,81% para funcionários.

Sintep-MT/Lina Obaid

Além disso, foi firmado o compromisso de criação de uma comissão técnica permanente, com participação do Sintep-MT, para debater temas centrais para a categoria, como as perdas salariais históricas, plano de carreira e as condições de trabalho nas unidades educacionais do município.

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, o avanço representa mais do que um reajuste: “É o reconhecimento de uma luta antiga da categoria e um passo importante rumo à valorização dos profissionais da educação. A conquista do reajuste é fundamental, mas também abrimos um canal de diálogo permanente com o poder público, o que pode fortalecer a defesa dos nossos direitos”, avaliou.

Além do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, e do Presidente do Sintep subsede/Várzea Grande, Juscelino Moura, a audiência contou com a presença da vice-presidente da subsede e da direção estadual, Leliane Borges, do secretário de Finanças, Gilmar Ferreira, do secretário de Comunicação, Miguel Costa, e do assessor jurídico, Bruno Boaventura.