Sintep Juína debatem estratégias de resistência ao desmonte da Educação

Educadores das redes municipal e estadual dialogam sobre cenário da educação pública com foco em estabelecer uma agenda de lutas

Publicado: 10/05/2021 14:50 | Última modificação: 10/05/2021 14:50

Sintep-MT

Os profissionais da Educação de Juína debateram durante Assembleia Geral virtual organizada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) no município, as medidas para enfrentar os desafios da política de educação pública implementada pelos governos estadual e municipal, alinhados aos projetos macro do governo federal.

A reunião realizada na tarde de quinta-feira (22/04), teve a participação do presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. Na oportunidade, o dirigente apresentou o cenário de desmonte de direitos, que ocorre a partir do desgoverno Bolsonaro/Guedes, e que ganha aliança em Mato Grosso com o governador Mauro Mendes.

Valdeir Pereira abordou os impactos que projetos federais, como a Reforma Administrativa (PEC 32), promoverão caso aprovados nos serviços públicos. Tratou sobre a redução do orçamento federal para a Educação; trouxe esclarecimentos sobre o que significa para a educação e os educadores o PL 5595/2020, que torna a Educação atividade essencial do Estado.  E mais, refletiu com os participantes sobre o resultado dessas medidas no estado, e na agenda privatista da gestão Mauro Mendes.

Os impactos das políticas implementadas em nível federal e estadual já repercutem de forma direta nas administrações municipais. O descumprimento das recomposições salariais mediante argumentos como a Lei nº 173/2020, ou mesmo a vazão de recursos dos caixas das prefeituras para mais gastos com o aumento de matrículas, após a prefeiturização da primeira etapa do ensino fundamental, realizado pelo governo estadual. O ‘encurtamento’ orçamentário e as transformações que isso promoverá nos investimentos educacionais do município de Juína foram abordados pelo diretor regional, Carlito Rocha; “Mais matrículas menos recursos”.

O presidente do Sintep Juína, Gilvano Teixeira Bastos, destacou a importância de fazer o debate com os trabalhadores da educação, mesmo em tempos de pandemia. Conforme ele, as medidas impostas no atual cenário político afetam a vida e a carreira dos profissionais da educação. Enquanto isso, grande parte não tem a compreensão das perdas e fica alheia a luta. “ É preciso o diálogo e a tomada de consciência para continuarmos os enfrentamentos para salvar vidas, mas também para garantir a manutenção dos direitos”, acredita.

Assessoria/Sintep-MT