Sintep em São José dos Quatro Marcos luta por salário e valorização dos professores


Os salários dos professores sofreram uma defasagem de 29,8% devido a manobras da prefeitura para evitar o reajuste do piso salarial

Publicado: 18/08/2023 12:02 | Última modificação: 18/08/2023 12:02

Escrito por: Roseli Riechelmann

REPRODUÇÃO

A direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município de São José de Quatro Marcos, apresentou à promotoria pública local um documento que registra a falta de compromisso do prefeito, Jamis Silva Bolandin, com os professores da rede municipal. De acordo com o relato, desde o ano de 2021, o gestor não cumpriu a legislação que determina a correção do Piso Salarial Profissional Nacional (11.738/2008).

Nos últimos três anos, os salários dos professores sofreram uma defasagem de 29,8% devido às medidas adotadas pela administração municipal para evitar o reajuste do piso salarial. Conforme o documento enviado à promotoria, os profissionais foram excluídos do aumento concedido em 2021 aos demais servidores do município, uma vez que não se enquadraram na Lei Municipal n°1806/2021, pois eram regidos por legislação própria (Lei federal 11.738/2008).

Sintep/São José dos 4 Marcos
Subsede realizou reunião entre profissionais e Prefeiito do Município para tratar sobre Piso Salarial

De forma inconsistente, em 2022, quando a Lei 11.738 determinou um aumento de 33,24% no piso nacional da categoria, a prefeitura os incluiu na lei municipal e concedeu um aumento de 13%, o mesmo dado aos demais servidores. Já em 2023, a prefeitura mais uma vez ignora a lei do Piso Salarial, aumentando ainda mais as perdas salariais dos professores.

O dirigente da subsede do Sintep/São José dos Quatro Marcos expressa sua profunda decepção, destacando que essa situação evidencia a falta de prioridade com a Educação. Ele ressalta que a insatisfação não se limita apenas à questão salarial, mas também inclui demandas por melhorias tanto materiais quanto humanas para o desenvolvimento do trabalho. O documento enviado à promotoria destaca que a falta de recursos humanos e materiais compromete a qualidade do ensino e o aprendizado dos estudantes.

O presidente e o vice-presidente da subsede do Sintep/São José dos Quatro Marcos indicam a existência de um estudo de viabilidade econômica da folha de pagamento da prefeitura. Com base nesse estudo, eles fizeram uma proposta à prefeitura visando garantir a recomposição salarial dos professores. O presidente enfatiza que estão aguardando a resposta do gestor para avançar na valorização dos profissionais.

Confira o Vídeo abaixo com os esclarecimentos dos dirigentes do Sintep/São José dos Quatro Marcos