Sinop sediará o II Encontro das Redes Municipais do Sintep-MT por Macrorregiões

Entre março e maio, o sindicato promoverá cinco encontros nas macrorregionais, com foco nos desafios da educação nas redes municipais de Mato Grosso.

Publicado: 06/03/2024 18:49 | Última modificação: 06/03/2024 18:49

Caderno de texto produzido para os encontros das redes municipais

No próximo dia 9 e 10 de março, em Sinop (505 km de Cuiabá-MT), terá início a segunda edição do Encontro das Redes Municipais do Sintep-MT por Macrorregiões. A programação ocorrerá nos cinco macro regionais do estado (Nortões, Lestes, Sul I e II, Médio Norte e Noroeste e Oestes), entre março e maio de 2024.

A macrorregião Norte, à qual o município de Sinop pertence, reúne 33 municípios distribuídos por quatro regionais do Sintep-MT, Nortão I, II, III e IV. A atividade no Nortão reunirá dirigentes e delegados eleitos nas subsedes para participar, debater e construir um plano de lutas para os respectivos municípios.

A atividade está inserida na agenda do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) desde 2022, quando foi lançada. A proposta é debater com os trabalhadores das redes municipais as defesas para garantir a qualidade da educação e traçar propostas para assegurar a valorização da profissão para além das questões salariais.

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira

“A defesa do Sintep-MT é que sejam asseguradas condições estruturantes para a atividade profissional”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira. Como estruturante, o dirigente cita: garantia de piso salarial; carreira digna com tempo disponível na jornada de trabalho para a realização de atividades de planejamento; concursos públicos; formação inicial e continuada; condições adequadas de trabalho; gestão democrática, que possibilite à comunidade escolar a construção de projetos político-pedagógicos com participação nas decisões escolares.

Para o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, a conjuntura é desafiadora; é preciso mobilização para fazer com que as leis saiam do papel e sejam respeitadas pelos gestores. “Nosso objetivo é instrumentalizar os participantes, com informações e ferramentas, para intervirem de forma segura junto aos poderes públicos na tomada de decisões para a implantação, implementação e garantia dos direitos”, ressaltou.

Sintep-MT/Edevaldo José
Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes

Os dois dias de debates serão divididos entre a abertura, com a análise de conjuntura abordando “Os desafios e perspectivas para os profissionais da educação das redes municipais, frente à atual conjuntura política, econômica e educacional”, seguido por mesas redondas nos dois dias. Entre os temas destacados estão os fundamentos legais para a constituição dos planos de carreira; caminhos para o processo de negociação; ritos jurídicos a serem observados; financiamento da educação.

O encontro se encerra com a apresentação dos trabalhos de grupo, a partir da construção de um plano avaliando a realidade de cada rede municipal, nos quesitos: piso salarial, relação entre sindicato e poderes municipais, realidade previdenciária e organização sindical.

O encontro nas demais macrorregiões ocorrerão conforme o seguinte calendário:

Sintep-MT

Acesse a cartilha produzida para balizar os debates e discussões nos encontros.

*atualizada