Programação da 25ª edição do evento é um ação da CNTE

Publicado: 22/04/2024 18:46 | Última modificação: 22/04/2024 18:46

Escrito por: CNTE

Reprodução/Sinteal

Sindicatos mobilizam suas bases em 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública da CNTE

Pelo Brasil afora, sindicatos de trabalhadores/as da educação deram início, nesta segunda-feira, 22, às atividades da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) como política de Estado e as urgências da educação brasileira”, ao longo da semana, entidades de todas as regiões do país irão desenvolver atividades e debates que buscam aumentar a conscientização do novo PNE.

Até a próxima sexta-feira (26), o objetivo é trabalhar cada um dos eixos e temas presentes no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 em atividades e debates junto com a comunidade escolar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO  PROPOSTA PELA CNTE

PE- Com atividades marcadas até quinta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) iniciou a semana, nesta manhã, com uma mesa de diálogo, discutindo o PNE como política de estado da educação brasileira. O presidente da CNTE e coordenador do FNE, Heleno Araújo, esteve entre os convidados da atividade.

Na terça-feira (23), está marcada uma roda de conversa sobre Escolas inclusivas, com a Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintepe e o Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife (Caee).

Na quarta-feira (24), a valorização dos profissionais da educação estará em pauta, com uma aula de defesa e promoção da escola pública, em Macaxeira, Recife–PE. A data também marcará o lançamento do Coletivo Educacional e de Formação Política do sindicato.

Quinta-feira (25), o sindicato tem programação marcada para a manhã e tarde. Às 10h, na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Sebastião Leme, e às 15h, na Escola De Referência Em Ensino Médio Professora Helena Pugo, a Secretaria de Gênero e de assuntos educacionais promoverão uma roda de conversa sobre assédio Sexual (Lei 14.540/23).

CE- Para os dias 22 e 23 de abril, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado do Ceará (Sindiute) incentivou a realização de atividades junto à comunidade escolar, para refletir e avaliar o ideal de escola pública, e o respeito às diferenças envolvendo raça, religião, gênero, deficiências e políticas.

Na quarta-feira (24), a Praça da Imprensa, em Dionisio Torres, Fortaleza, receberá a Marcha Municipal contra a Reforma Administrativa, em respeito à valorização dos profissionais da educação.

AL- Nesta segunda-feira, 22, o Sindicato dos/as Trabalhadores/as da Educação de Alagoas (Sinteal), realizou uma Roda de Conversa para debater o que é justiça social, cidadania e Democracia; e Qual a função social da escola e a quem ela pertence. O encontro aconteceu junto a comunidade escola na Escola Estadual Otacílio Holanda de Andrade, em Maceió.

Reprodução/ Sinteal

GO- O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) convoca todos os profissionais da educação de Goiânia a participarem da manifestação com paralisação, nesta quinta-feira (25). A concentração está marcada para às 9h, em frente a Secretaria Municipal de Educação da Cidade.

Proposta como parte da  25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a oportunidade tratará de questões pedagógicas e de interesse dos/as trabalhadores/as da educação.

DF- Na sexta-feira, 26 de abril, o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), promoverá um debate sobre o novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, aprovado na Conae em janeiro deste ano. A atividade acontecerá no auditório da sede do Sinpro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do sindicato no YouTube.

Os participantes receberão certificado de presença, ao final do encontro. Não é necessário fazer inscrição para a atividade.

* Confira a programação local da 25ª Semana Nacional da Educação nos sindicatos de trabalhadores/as em educação.