Sindicato cobra encaminhamentos do executivo municipal para avançar no Piso dos educadores
A subsede tem buscado ferramentas para a valorização salarial dos educadores vilabelenses
Publicado: 30/07/2025 10:19 | Última modificação: 30/07/2025 10:19
Escrito por: Lina Obaid/Roseli Riechelmann

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT) de Vila Bela da Santíssima Trindade concluiu reunião no dia 28/07, com profissionais da educação da rede municipal, vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação, com novos encaminhamentos às cobranças para a recomposição do Piso Salarial Nacional do Profissional, defasado desde 2021.
As negociações que ganharam corpo apenas em maio de 2025, após a Secretaria Municipal de Educação constituir uma assessoria técnica para estudos financeiros, com o objetivo de analisar e propor soluções para o cumprimento do direito dos profissionais.
Contudo, durante a reunião, a Secretaria Municipal de Educação alegou inviabilidade orçamentária nos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para avançar nas negociações.
Conforme a presidente do Sintep/Vila Bela da Santíssima Trindade, Ana Cristina Freires, as argumentações diante do estudo técnico desconsideravam a vinculação de outros recursos obrigatórios do caixa da educação municipal, entre os quais os de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
Diante desse cenário, o Sintep/Vila Bela cobrou e foi respondido pela Secretaria de Educação do Município com a revisão dos estudos, que devem passar por apresentação de um plano preliminar de contenção de gastos e reestruturação orçamentária. O objetivo é o de reduzir o comprometimento da folha de pagamento e restabelecer o equilíbrio financeiro da Educação no município. “É fundamental que seja feita essa organização para que os profissionais da educação possam ter assegurados os futuros reajustes salariais”, acredita Ana Cristina.
A direção do Sintep/Vila Bela reafirma o compromisso com a categoria, destaca a importância da transparência e participação democrática no processo. Comunica que continuará acompanhando de forma rigorosa a execução do plano apresentado. Anuncia ainda, que foi constituída a comissão para a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). “Uma atualização urgente e indispensável para a adequação e à valorização efetiva dos trabalhadores da educação”, conclui a presidente.