Servidores Públicos na rua cobram o fim do Calote do Prefeito Kalil


A defasagem do salário dos servidores públicos está em torno de 27%

Publicado: 06/07/2023 11:26 | Última modificação: 06/07/2023 11:26

Escrito por: Sintep/VG

Sintep/VG

O Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Município de Várzea Grande, formado pelo SINTEP/VG e SIMVAG, foram às ruas nesta quarta-feira (05/07) para denunciar as injustiças e os calotes que o prefeito Kalil Baracat (MDB) vem aplicando nos servidores públicos de Várzea Grande.

A concentração foi em frente a Secretaria Municipal de Saúde, na avenida da FEB. E, saíram em passeata até a Praça Aquidabã, com faixas, cartazes e carro de som para denunciar a precarização dos servidores públicos de VG, que recebem um dos piores salários e estão há mais de 6 anos sem a recomposição salarial justa.

Sintep/VG
Servidores do município protestam contra o calote na RGA 

Os trabalhadores da educação, da saúde e demais servidores públicos se uniram para cobrar o atendimento da pauta de reivindicação de 2023, em especial a recomposição salarial/2023. São mais de 27% de RGA pendentes do período de 2018 à 2023. No geral, a defasagem do salário dos servidores públicos está em torno de 27%, e o salário dos servidores educação está com uma defasagem de 69%.

De acordo professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso,  Subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) os servidores públicos de VG não suportam mais tanto descaso e prejuízos. “Estamos tentando desde janeiro, uma negociação com o Prefeito e sua equipe de governo, porém sem avanços. Assim, não nos resta outra saída, senão ir para as ruas e levar ao conhecimento da população a indignação de todos e todas”, frisa o professor Juscelino.

Sintep/VG
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Moura, e membros do Fórum Sindical de VG organizaram protesto contra descado do prefeito Kalil Baracat

“A nossa intenção é chamar a atenção da população e sensibilizar o prefeito para dialogar com a nossa categoria, que nem isso tem feito. Queremos que ele apresente uma proposta de pagamento da RGA para todos os servidores públicos”, explica o presidente do Sintep/VG, reforçando que as mobilizações irão continuar.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Várzea Grande (Simvag), Maria Rosaine Toledo, o motivo da mobilização é o prejuízo que os servidores de Várzea Grande estão tendo em seus salários. São 27% a menos no bolso, 27% menor no poder de compra. Essa é a nossa realidade no município de Várzea Grande. Várzea Grande é o município que paga o pior salário do Estado de Mato Grosso.

Sintep/VG
Educadores da rede municipal acumulam perdas  pelo descompromisso da gestão com a valorização salarial

“Nós, não temos mais condições de amargar isso. O sindicato não pode mais acatar esse prejuízo que o servidor vem sofrendo no bolso, porque são servidores que salva vida. São os servidores que educam, são os servidores que trabalham para que nosso município cresça. Infelizmente o prefeito Kalil Baracat não tem um olhar de respeito aos nossos servidores e a Constituição Federal. Todos os anos, o salário mínimo tem aumentado e os servidores de Várzea Grande estão há seis anos sem aumento”, afirma a Rosaine Toledo, ressaltando que isso é um absurdo.

“Acorde prefeito Kalil Baracat, acorde, vamos negociar, vamos sentar na mesa para dialogar e vamos negociar. Já passou da hora de aliviar um pouco do prejuízo desses servidores do nosso município”, aclama a presidente do Simvag.