Servidores de MT fazem “bolo gigante” para lembrar descaso de Mendes com funcionalismo

"“Esse é um bolo de protesto. É uma ironia pelos anos de descaso que estamos enfrentando desde que Mauro Mendes assumiu o governo", disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira..

Publicado: 17/03/2022 11:01 | Última modificação: 17/03/2022 11:01

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

O bolo de quase cinco metros de cumprimento com placas decorativas e frases lembrando calotes do governo Mauro Mendes, arrocho salarial, ausência de concurso público, e outros ataques ao funcionalismo, foi o símbolo usado pelos servidores de Mato Grosso na manifestação desta quarta-feira (16), na praça Alencastro, região central de Cuiabá.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, integrou as falas de protesto e citou as negligências com educação pública em Mato Grosso desde que Mauro Mendes assumiu o Palácio Paiaguás. “Nós, enquanto trabalhadores da educação, amargamos diversos ataques desse governo que serve apenas aos seus próprios interesses. Em conluio com outros poderes, como o legislativo, vem, sistematicamente, retirando direitos dos trabalhadores, e não poupando nem mesmo os aposentados e pensionistas, visto que editou uma reforma previdenciária perversa que confiscou 14% da remuneração dessa parcela mais vulnerável dos servidores”, criticou.

Manifestantes ocuparam a Praça Alencastro em Cuiabá.

Orlando Francisco, integrante do Fórum Sindical de Mato Grosso, que representa diversas carreiras do executivo, citou a política anti-servidor impulsionada no governo Mendes. “Essa manifestação marca uma data referencial da indignação total de todos os trabalhadores e trabalhadoras, da classe operária de Mato Grosso, em especial os servidores da Educação, com relação ao desmonte das políticas públicas realizado pelo governador Mauro Mendes e pelo presidente Jair Bolsonaro”, disse o sindicalista.

A presidente do Sisma-MT, e também dirigente do Fórum Sindical, Carmen Silvia Campos Machado, salientou ainda, as pautas que são comuns a diversos segmentos sindicais. “O que nós estamos hoje aqui reivindicando, nada mais é do que uma justiça social. Nós queremos que o trabalhador, em qualquer nível, seja respeitado. Estamos pleiteando que essa gestão estadual nos ouça. Não podemos seguir sendo ignorados por este governo. Queremos falar sobre a RGA, por exemplo, que é um direito legítimo dos servidores, entre outras pautas, como concurso público, que em algumas carreiras, já tem vinte anos sem a realização do certame”, disse Carmem.

Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, durante fala na manifestação.

O bolo gigante, colocado na Praça, foi servido aos manifestantes, a todos que estavam passando pelo local e até mesmo aos populares no ponto de ônibus. Foi uma forma de incluir e tornar mais consciente a sociedade, acerca dos desmontes promovidos por Mendes. “Esse é um bolo de protesto. É uma ironia pelos anos de descaso que estamos enfrentando desde que Mauro Mendes assumiu o governo. A falta de respeito com a população mais pobre é tanta, que ele chegou a dizer em recente entrevista sobre a fila do ossinho, que “se tinha fila, era porque o ossinho era bom”. Esse é o governador que nós temos, que faz piada até mesmo da miséria social de que não tem recurso nem mesmo para a alimentação de sua família”, criticou Valdeir.

A mobilização desta quarta fez parte da agenda nacional de atos em prol dos trabalhadores e contra o sucateamento dos serviços públicos em áreas como saúde, educação e segurança.