Semana Nacional em Defesa da Educação debaterá pautas importantes para o Ensino Público

A Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, que também é dirigente do Sintep em Mato Grosso, Guelda Andrade, ressalta a relevância das discussões que serão feitas no evento. “É um espaço em que poderemos fazer denúncias contra todo o ataque e mazelas que temos enfrentado no chão da escola".

Publicado: 20/04/2022 12:46 | Última modificação: 20/04/2022 12:46

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

A semana de 25 a 29 de abril vai proporcionar um amplo debate em torno da Educação Pública no país. Será realizada neste período, de modo virtual, a 23ª edição da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. As lives poderão ser acompanhadas através da página da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) no Youtube.

A Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, que também é dirigente do Sintep em Mato Grosso, Guelda Andrade, ressalta a relevância das discussões que serão feitas no evento. “É um espaço em que poderemos fazer denúncias contra todo o ataque e mazelas que temos enfrentado no chão da escola. A cada dia, terá um tema específico para o debate e a ideia é fomentar a discussão e mobilizar a própria base, além de toda a comunidade escolar, envolver os pais dos estudantes, professores, funcionários, todos os atores envolvidos no processo educacional”, disse.

Reprodução
Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade

A sindicalista também ressaltou que, nos últimos quatro anos, os retrocessos no sistema público de ensino no país foram evidentes e cruéis. “Temos que falar dos retrocessos no sistema público de ensino. Por isso, por orientação da própria CNTE, estamos estimulando a comunidade escolar a fazer denúncias, gravar vídeos de até um minuto, expondo essa degradação. Isso vai desde o ataque à democracia, até a própria estrutura física das unidades escolares, que foi ainda mais negligenciada durante a pandemia. Queremos ouvir nossos professores, funcionários de escola, os pais/mães e estudantes que estão diretamente envolvidos nesse processo”, ressaltou Guelda.

No dia 28, está prevista uma mobilização nacional, onde cada município deverá se organizar para fazer manifestações em frente as secretarias de educação, para denunciar os ataques e o sucateamento da educação pública. “Essa retirada de recursos públicos para a educação é proposital. O objetivo é fortalecer as parcerias público-privado, a privatização e mercantilização da educação pública e ainda temos que conviver com os escândalos de corrupção dentro do Ministério da Educação”, ressaltou a dirigente da CNTE.

Programação da 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

O tema "A educação no centro do projeto de Nação: Um outro Brasil é possível!" promove a reflexão de que a soberania nacional e popular exige um projeto educacional articulado, construído em bases sólidas e democráticas, considerando que uma nação soberana deve estar vinculada a um Projeto Emancipador de Educação.

- Dia 25/4/22 (segunda-feira)

Tema: Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral

Sugestões de atividades: enviar e-mails para os Deputados Federais e Senadores pedindo a revogação da lei do Novo Ensino Médio e promover um tuitaço com o mesmo tema; promover debate com os estudantes e/ou pais/mães/responsáveis, a partir da live produzida pela CNTE.

Live da CNTE às 19h

- Dia 26/4/22 (terça-feira)

Tema: Piso e Carreira decentes para os profissionais da educação

Sugestões de atividades: promover o debate entre os profissionais da educação com produção de vídeos de até um minuto sobre o tema.

Live da CNTE às 19h

- Dia 27/4/22 (quarta-feira)

Tema: O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade

Sugestões de atividades: aulão nas praças públicas com faixas, panfletagem acerca do tema, lives, debates com a comunidade escolar (pais/mães, estudantes, profissionais da educação). Encaminhar vídeos e fotos para a CNTE das ações desenvolvidas.

Live da CNTE às 19h

- Dia 28/4/22 (quinta-feira) - Dia Nacional de Mobilização em defesa da educação e dos/as trabalhadores/as

Tema: Um Projeto de Educação que garanta uma Nação Soberana

Sugestões de atividades: promover debates por meio de rodas de conversa acerca do tema, com foco na Democracia e na Formação cidadã, atos públicos e/ou mobilizações concomitantes em todos os estados e municípios do país com faixas, panfletagens nas praças, ruas, feiras. Em defesa da Soberania do Povo Brasileiro!

Live da CNTE às 19h

- Dia 29/4/22 (sexta-feira)

Tema: Paulo Freire Vive em cada Educador Brasileiro que Luta por Educação de Qualidade, no chão da Escola Pública.

Sugestões de atividades: promover momento cultural por meio de saraus, roda de viola, roda de capoeira, cirandas, roda de samba, teatro, nas escolas e praças públicas, dialogando com a comunidade acerca dos temas relacionados ao direito à educação.