Segundo dia da reunião do Coletivo de Comunicação da CNTE promove troca de experiências

Realizado na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, o segundo dia de reunião do Coletivo de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) foi marcado pelas apresentações das experiências dos sindicatos filiados.

Publicado: 05/04/2023 15:25 | Última modificação: 05/04/2023 15:25

Escrito por: Redação/CNTE

Renato Braga

Os seguintes sindicatos apresentaram estratégias de comunicação para a mobilização da categoria: Sinpro/DF, Cpers, App/Sindicato, Sindiupes, Sinteal, Sintese, Sindiute, Sinproja, Sinte-PI, Sintep/PB, Sintepe/PE, Sintep-MT, Sinte/RN e Sintero. Ao longo das apresentações foram apontados o crescimento do investimento em comunicação e da presença nas redes sociais digitais.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, afirma que investir nessa área é um tema que ainda traz muitos desafios. “Às vezes o financiamento dessa prioridade não acontece e nos perdemos. Todos esses anos de golpe desde 2016 passando pelos ataques do Bolsonaro nos remete a dois desafios muito grandes: um é a questão da comunicação, como vamos cuidar desse processo, e outro é a formação política”, enumera.

Na avaliação de Heleno Araújo, é preciso um trabalho articulado em que a comunicação possa contribuir na formação política. “A gente tem muita dificuldade de integrar. No dia a dia a gente sente essa dificuldade”, pontua.

A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, destacou a necessidade de ampliar o número de associados. “Sindicatos internacionais estão filiando até estudantes. Esse ponto a gente precisa discutir e a comunicação tem esse papel de acolher os novos trabalhadores, e manter os antigos. A uberização chegou no setor público e a gente precisa saber lidar”, reflete.

Agenda de lutas

- 24 a 28 de abril - Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
- 24 de abril - Entrega das assinaturas dos/as parlamentares pela revogação do novo ensino médio
- 26 de abril - Greve Nacional dos/as trabalhadores/as em educação