Secretário de Redes Municipais cumpre agenda em Carlinda e Apiacás


Professor Henrique Lopes se reuniu com educadores dos dois municípios para debater principais pautas dos trabalhadores da educação

Publicado: 31/03/2023 10:35 | Última modificação: 31/03/2023 10:35

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

O Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, esteve nesta última semana de março, em dois municípios do interior do estado. Primeiro em Carlinda (distante 756 Km de Cuiabá) onde a prefeita que havia sido eleita renunciou ao cargo no início do ano, por não concordar com a eleição do presidente Lula. As negociações neste município se deram com o atual prefeito Fernando Ribeiro, que era vice e assumiu após a desistência da titular.

A pauta que abrange ao reajuste salarial dos educadores avançou, no entanto, a proposta do executivo de Carlinda sinalizou a intenção de conceder uma recomposição salarial somente a partir do mês de julho. Embora o diálogo tenha sido estabelecido, os educadores reivindicam a implementação do reajuste já na folha de abril, retroativo a janeiro.

“As negociações estão em andamento e a categoria tem cobrado do gestor de Carlinda, a antecipação desse reajuste, visto que há saúde financeira para pagar a folha dos trabalhadores”, disse Henrique.

Reunião com a categoria no município de Apiacás.


Reunião com a categoria em Apiacás

Em Apiacás (distante 963 Km de Cuiabá), os debates também giraram em torno da valorização profissional por meio do pagamento do reajuste conforme o percentual estabelecido para o piso nacional. “Participamos da assembleia geral da categoria para encaminhar a pauta e avançar nas negociações referentes à concessão do piso. Aqui em Apiacás não houve nenhuma sinalização da prefeitura em conceder esse que é um direito dos educadores. Além disso, enquanto secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, preciso alertar os companheiros para que haja uma mobilização mais ativa dos trabalhadores da educação, porque sozinho não se faz luta e nem se avança em direitos, então, precisamos fortalecer a estrutura sindical organizando a categoria”, finalizou Henrique.