Secretaria de Redes Municipais debate financiamento da Educação com a categoria em Sinop


O debate em torno do financiamento da educação também abordou questões que impactam em outras vertentes da educação pública e que tocam na oferta da educação infantil.

Publicado: 11/04/2023 12:33 | Última modificação: 11/04/2023 12:33

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT/subsede Sinop

Cumprindo agenda na região Norte do estado, o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, se reuniu com os profissionais da educação do município de Sinop (distante cerca de 500 km de Cuiabá). O tema da pauta foi o financiamento da educação.

A presidente da subsede no município, Eliane Carvalho de Oliveira, destacou a importância do debate acerca desse assunto. “A reunião com o professor Henrique foi muito esclarecedora. Nós pudemos, por exemplo, acessar informações referentes às receitas e despesas com educação do nosso município. Pela explanação do tema, nós compreendemos quais os caminhos a serem percorridos para acessarmos essas informações, bem como analisar as inconsistências que venham a existir, e ainda, a real possibilidade de o município pagar o piso”, disse.

O debate em torno do financiamento da educação também abordou questões que impactam em outras vertentes da educação pública e que tocam na oferta da educação infantil, entre elas, o acesso à creche em tempo integral e as implicações da municipalização para trabalhadores/as da rede Estadual e para os próprios estudantes.

Para o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, é de suma importância o envolvimento da categoria nas questões que envolvem a educação pública, incluindo as verbas que são destinadas exclusivamente para a Educação. “É importante o envolvimento dos companheiros e companheiras, das duas redes, seja municipal ou estadual. Para fazer a cobrança daquilo que é direito da categoria, é necessário ter conhecimento. Além disso, é preciso um trabalho articulado para que seja aberto um canal de negociação, com a possibilidade de diálogo, junto aos vereadores que apoiem e defendam as causas relacionadas à Educação”, finalizou Henrique.