Roda de Conversa vai abordar o tema: Pandemia, Aprendizagem e Condições de Trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai realizar nessa sexta (16/04) uma Live que será em formato de roda de conversa, com a participação de diversos representantes da Educação pública no estado

Publicado: 17/04/2021 10:14 | Última modificação: 17/04/2021 10:14

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, será responsável por fazer a mediação dos debates. “Estamos já há mais de um ano vivendo uma realidade totalmente atípica e que impactou diretamente a vida de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Tanto os educadores quanto os estudantes precisam se adaptar a esse novo cenário, mas isso não acontecerá de forma espontânea. É preciso discutir estratégias e políticas públicas que favoreçam a continuidade do ensino e o sindicato levanta essas discussões afim de contribuir nessa construção de uma nova realidade da escola”, pontuou Guelda.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que existe uma lacuna por parte do governo estadual quanto às ações voltadas para a viabilidade do ensino remoto e as condições de trabalho dos educadores nesse período de pandemia. “Nós fomos colocados diante de um cenário completamente novo. A adaptação com as aulas online ainda não aconteceu totalmente e esse processo começou de forma muito brusca. Para agravar a situação, os professores não tiveram o suporte necessário da secretaria estadual de Educação. Foi algo mesmo de cada um se reinventar, de aprender a trabalhar home-office e de tentar fazer a troca com o aluno mesmo no ambiente virtual. Não tem como continuarmos lidando com esse quadro sem que tenhamos suporte do poder público nesse processo”, disse o sindicalista.

A Live que será transmitida nas redes sociais do Sintep-MT (Facebook: página Sintep de Luta e também no perfil do Sintep-MT no Youtube), está programada para ter início às 18h30. Entre os palestrantes estão os professores Maelison Silva Neves (UFMT), Domingos Sávio da Cunha Garcia (UNEMAT), Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, e a representante da União dos Estudantes do Estado Luana Caroline Kawamura Lopes.

Assista, curta, comente e compartilhe!

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.