Representantes do Sintep-MT no Conselho de Alimentação Escolar participam de evento em SP


Alimentação escolar é tema de formação para conselheiros de todo o Brasil

Publicado: 11/08/2022 18:30 | Última modificação: 11/08/2022 18:30

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução
Representantes do Sintep-MT, Lucinéia Goveia dos Anjos e Catarina Francisca, participam no I Encontro Estadual dos Conselhos de Alimentação Escolar de SP

As duas representantes do Sintep-MT no Conselho de Alimentação Escolar (CAE-MT), Lucinéia Goveia dos Anjos e Catarina Francisca, participaram nesta quarta-feira (11), do I Encontro Estadual dos Conselhos de Alimentação Escolar de São Paulo. O evento é voltado para Conselheiros, Nutricionistas, Diretores, Educadores, Gestores de Ensino, dentre outros envolvidos com a alimentação nas escolas.

Para a conselheira Lucinéia Goveia, foi uma oportunidade para troca de experiências. “Nós sabemos que cada estado tem sua própria realidade, mas, tendo em vista que estamos na cidade mais populosa do Brasil, temos a oportunidade de participar dos debates e de ouvir a realidade prática dos companheiros que, em algum momento, com certeza pode nos servir de exemplo em nosso estado”, disse a sindicalista.

A conselheira Catarina Francisca destacou que a participação no evento em São Paulo é importante para ampliar a visão sobre a questão envolvendo a alimentação escolar. “Mato Grosso, um estado predominantemente agrícola, mas que vive um desafio enorme nos municípios para a aquisição dos produtos da agricultura familiar, fundamentais para compor o cardápio da merenda escolar”, diz.

Reprodução
Representantes do Sintep-MT no Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CAE-MT), Lucinéia Goveia dos Anjos e Catarina Francisca

Dentre os temas a serem abordados por meio de palestras estão: “Pressupostos teóricos e ações práticas que fortalecem o controle social do PNAE”; Ações de alimentação e nutrição: o passo a passo de como realizar uma visita de sucesso; Agricultura Familiar na Alimentação Escolar; A importância da conexão entre o CAE e o Nutricionista do PNAE; O Controle Social e o TCU.

A realização é do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo (CEAE-SP), cujo principal objetivo é zelar pela qualidade dos alimentos oferecidos e acompanhar a aceitação dos cardápios escolares. 
O CEAE-SP é um órgão colegiado instituído pelos estados, Distrito Federal e municípios, em suas respectivas jurisdições administrativas, que desenvolve um papel fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento.

Programação

Palestras 
1 -Alimentação Escolar e sua importância no Combate à Fome, com Daniel Silva Balaban - Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil.
2 -CAE, pressupostos teóricos e ações práticas que fortalecem o controle social do PNAE, com Maria de Fátima Ferreira Menezes - CECANE UFRN, em atuação na Coordenação de Educação e Controle Social do PNAE.
3 -Ações de alimentação e nutrição: o passo a passo de como realizar uma visita de sucesso, com Leticia Spricido - Assessora Técnica do CECANE UNIFESP.
4- O Controle Social e o TCU, com Hamilton Caputo Delfino Silva - Secretário do TCU no Estado de São Paulo.
5- A importância da conexão entre o CAE e o Nutricionista do PNAE, com Jeanice de Azevedo Aguiar - Nutricionista, Conselheira no Conselho Regional de Nutricionistas da 3a. Região.
6- Agricultura Familiar na Alimentação Escolar, com Luiz Henrique Bambini - Consultor em Alimentação Escolar Sustentável.
7- Encerramento com Marcelo Colonato - Presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo.