Reivindicação pelo fim do confisco das aposentadorias terá agenda em Brasilia

Aposentados da educação de Mato Grosso levam a pauta sobre arrocho salarial e penalidade sofridas para o cenário federal

Publicado: 09/08/2023 17:56 | Última modificação: 09/08/2023 17:56

Sintep-MT/ Francisco Alves
A luta pelo fim do confisco resgata o protagonismo dos aposentados da educação

Concluído nesta quarta-feira (09/08) o último expediente na Assembleia Legislativa Estadual (ALMT) dentro da agenda de mobilização dos aposentados e pensionistas do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso. Agora se preparam para uma nova agenda em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, acredita que as interlocuções realizadas com os parlamentares estaduais promoveram a sensibilização necessária para que se inicie um debate sobre o fim do confisco das aposentadorias e pensões. “Agora, ao ser pautado um projeto de lei sobre o fim do confisco, poderá obter votos suficientes para ser revogado”, aponta.

Sintep-MT/Francisco Alves
Aposentados retornam para a ALMT com cartazes cobrando a revogação do confisco

O impacto do confisco, a título de contenção de déficit previdenciário, no governo Mauro Mendes, permanece comprometendo a renda das famílias, apesar de constatada a viabilidade financeira da previdência, em estudo realizado na Casa Legislativa. “Desde de que foi feita a CPI da Previdência, o deputado Carlos Avalone reuniu dados que constataram viabilidade para acabar com o confisco. Estamos solicitando o estudo para aprofundar a pauta de luta”, destaca o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco.

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ao lado de dirigente sindicais acompanha a sessão plenária que deu posse a parlamentares suplentes

Paralelamente, o Sintep-MT participa de um grupo de trabalho com conselheiros do MTPrev que realizará outros estudos do impacto da isenção da contribuição previdenciária até o teto do Regime Geral da Previdência Social. O objetivo é encontrar caminhos e propostas para reduzir os danos provocados com o confisco das aposentadorias e pensões sobre a renda dos aposentados e pensionistas do estado.