Regional Sul I realiza formação sindical neste sábado (27) para fortalecer atuação da direção
Evento reúne novas lideranças para debater e fortalecer o papel das direções de subsedes na luta da categoria.
Publicado: 26/09/2025 16:36 | Última modificação: 26/09/2025 16:36
Escrito por: Lina Obaid

A Regional Sul do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) — que reúne as subsedes de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo e Tesouro — realizará neste sábado (27/09) uma atividade de formação sindical, direcionada à preparação política e organizativa de suas lideranças de base.
A formação é voltada para os dirigentes recém-empossados e também para aqueles que já estão e seguem firmes na luta sindical. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre as responsabilidades, atribuições e desafios cotidianos da direção sindical no enfrentamento aos ataques à educação pública e aos direitos da classe trabalhadora.
Estarão presentes o secretário de Articulação Sindical do Sintep-MT, professor Gilmar Soares, e o secretário de Formação Sindical, professor João Eudes de Anunciação, que juntos irão conduzir o debate com base no tema: “Sou/Estou Diretor(a) do Sindicato. E agora... o que fazer?”, inspirado no fascículo escrito por Gilmar. A atividade contará ainda com a participação do diretor da Regional Sul I, professor Bartolomeu Basili Belmonte.
De acordo com o professor Gilmar, formar as novas lideranças é essencial para garantir que a atuação sindical esteja enraizada na consciência de classe, na defesa intransigente da educação pública e na construção de um projeto coletivo de transformação social.
“Esse curso de formação tem como objetivo dar suporte às companheiras e companheiros que estão assumindo as diretorias das subsedes e os espaços locais do sindicato. É o momento de mergulhar no que é ser dirigente sindical: alguém que estuda, que se prepara, que pesquisa. O dirigente sindical precisa deixar de apenas fazer perguntas — ele precisa apresentar respostas, construir caminhos junto à base. Tem que entender profundamente o que é a luta de classes, o que está em jogo nos projetos de sociedade em disputa, e dominar as legislações que impactam nossa categoria e nossa luta”, destacou Gilmar.
Para a companheira Leidiane Cruz dos Santos, secretária de Comunicação da subsede de Pedra Preta (a cerca se 240km da capital Cuiabá), que acaba de assumir a direção sindical pela primeira vez, essa formação é um passo decisivo para o fortalecimento da luta coletiva.
“A formação sindical é fundamental para nós que estamos chegando agora na direção. Pois é ela que vai nos dar o norte, mostrar com clareza o papel que temos que desempenhar. Vamos adquirir conhecimento, sim, mas principalmente a consciência do que é estar na linha de frente em defesa dos nossos direitos. Isso vai fortalecer a luta, vai nos preparar para enfrentar os desafios e seguir firmes na construção de uma educação pública, democrática e de qualidade”, afirmou Leidiane.