Regimento eleitoral determina até o dia 29, o prazo para formação das comissões eleitorais

O documento traz as regras para a disputa e participação na segunda maior eleição do estado de Mato Grosso

Publicado: 18/04/2022 19:11 | Última modificação: 18/04/2022 19:11

Sintep-MT

O calendário eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), para o mandato de 2022 a 2025, estabelece o dia 29 de abril como data limite para constituir as comissões eleitorais nas subsedes do sindicato. Os dirigentes municipais deverão realizar assembleias ou conselhos de representantes das escolas públicas para a escolha dos integrantes das comissões locais, responsáveis por organizar e acompanhar todo o processo eleitoral, segundo o regimento eleitoral.

Da esquerda para a direita: o presidente da Comissão Eleitoral, Ednilson de Carvalho; secretária geral Maria Antônia Martins; e o membro, João Luiz Dourado

“O calendário eleitoral é organizado pelo regimento divulgado pela comissão eleitoral estadual. Contudo, o processo eleitoral do Sintep-MT passa por diferentes etapas, sendo que a primeira delas ocorre no final do ano anterior ao pleito, quando até dezembro devem ser regularizadas pendências sindicais, para todos os filiados que tiverem o interesse em sair como candidatos. Desde então passamos pela escolha da comissão estadual, prazo para quitação com pendências sindicais, para o direito ao voto, e agora a eleição das comissões locais”, esclarece o presidente da comissão eleitoral do Sintep-MT, Ednilson Albino de Carvalho.

Segundo a comissão, o Regulamento Eleitoral estabelece que após formadas as comissões locais, se dá o registro das chapas concorrentes ao pleito. “Todas as etapas são seguidas de regras e procedimentos que devem ser cumpridos e estão especificados no regulamento. Todas as dúvidas são esclarecidas, primeiramente, nas comissões locais e, quando não resolvidas, são enviadas por email para a comissão estadual (eleicao2022@sintep.org.br)”, explica o presidente.

Confira o regimento eleitoral do Sintep-MT
Confira aqui o Estatuto do Sintep-MT