“Raízes Pretas: Ontem, Hoje e Sempre”


Transmissão acontecerá a partir das 18h30, no dia 25 de julho, pelo Youtube e Facebook do Sintep-MT

Publicado: 17/07/2025 10:47 | Última modificação: 17/07/2025 10:47

Escrito por: Roseli Riechelmann

Jadson Oliveira/Sintep-MT
Agenda para o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), por meio do Coletivo de Combate ao Racismo e do Coletivo de Mulheres, realizará uma live no dia 25 de julho, a partir das 18h30, com o tema “Raízes Pretas: Ontem, Hoje e Sempre”, colocando em pauta as lutas das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e outras formas de discriminação.

Na data, celebram-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

Sintep-MT/ Francisco Alves
Vice-presidente do Sintep-MT, María Celma Oliveirah, conduzirá a live com foco na luta e direitos das mulhers negras

A vice-presidente do Sintep-MT, Maria Celma Oliveirah, integrante do Coletivo de Combate ao Racismo da entidade, convida para integrar a programação estudiosos que desenvolvem pesquisas e ações sobre raça, gênero, território e saúde mental das mulheres negras em Mato Grosso, no Brasil e na América Latina.

Uma das convidadas é a professora doutora Priscila de Oliveira Xavier Scudder, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que apresentará a palestra “Vozes (In)visíveis: Racismo, Gênero e os Desafios da Saúde Mental”. A abordagem é fundamental para compreender os impactos do racismo estrutural e institucional sobre o corpo e a psique das mulheres negras.

Reprodução
 Professora doutora Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFR)

Outro tema presente na programação é “Vulnerabilidade da mulher negra no tráfico de pessoas”, com a professora doutora Roberta de Arruda Chica, da Universidade de Cuiabá (Unic). A palestra lança luz sobre uma das facetas mais cruéis da desigualdade racial e de gênero, evidenciando como o racismo se entrelaça à exploração do corpo negro feminino.

Reprodução
Professora doutora Roberta de Arruda Chica (UNIC)

Também será abordado o tema “Masculinidades brancas e violência interseccional: reflexões sobre a violência contra mulheres negras latino-americanas e caribenhas”, com o professor doutor em Psicologia Social George Moraes de Luiz (UFR) e a psicóloga e mestranda Myllena Oliveira Portela. Juntos, os convidados trarão reflexões sobre as relações de poder que perpetuam ciclos de opressão e invisibilização.

Reprodução
O professor doutor George Moraes de Luiz (UFR) e a psicóloga Myllena Oliveira Portela

A live promovida pelo Sintep-MT tem previsão de término às 20h30 e se propõe como um espaço político e pedagógico de valorização das ancestralidades africanas, das resistências negras e do enfrentamento ao racismo em suas múltiplas expressões.

A transmissão será realizada pelas redes sociais do Sintep-MT — Facebook e YouTube —, possibilitando a interação, o questionamento e o compartilhamento, ampliando, assim, o debate e a construção coletiva do conhecimento.