Raízes Pretas na programação do Sintep-MT dá visibilidade às mulheres negras
O debate virtual - live – apresenta estudos de especialistas sobre saúde, racismo, gênero, violência, exploração contra mulheres negras no Brasil
Publicado: 21/07/2025 16:06 | Última modificação: 21/07/2025 16:06
Escrito por: Roseli Riechelmann

Na próxima sexta-feira, 25 de julho, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), apresenta uma mesa de debates virtual, a partir das 18h30, com o tema “Raízes Pretas: Ontem, Hoje e Sempre.
A atividade, organizada pelos Coletivos de Combate ao Racismo e de Mulheres da entidade, tem como objetivo tratar do tema e discutir o papel das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e outras formas de discriminação. Os trabalhos serão mediados pela vice-presidente do Sintep-MT, María Celma Oliveirah, e pela secretária de Seguridade Social do Sindicato, Angelina de Oliveira.
A programação apresenta três temas organizados por estudiosas na causa das mulheres negras na sociedade brasileira. São eles: “Vozes (In)visíveis: Racismo, Gênero e os Desafios da Saúde Mental”, com a professora doutora Priscila de Oliveira Xavier Scudder, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); “Vulnerabilidade da mulher negra no tráfico de pessoas”, com a professora doutora Roberta de Arruda Chica, da Universidade de Cuiabá (Unic).
O debate trará também a abordagem sobre “Masculinidades brancas e violência interseccional: reflexões sobre a violência contra mulheres negras latino-americanas e caribenhas”, com a mestranda da UFR, psicóloga Myllena Oliveira Portela.
A live terá duas horas de duração com espaço de debates para questionamentos e esclarecimentos das convidadas. Conforme a vice-presidente do Sintep-MT, Maria Celma Oliveira, esse é um espaço político e pedagógico para reflexão sobre o racismo estrutural, a resistência da mulher negra e os desafios no combate das desigualdades raciais.
A atividade do dia 25 de julho terá transmissão pelas redes sociais do Sintep-MT — Facebook e YouTube —, viabilizando o compartilhamento e a interação. Acesse e assista: https://www.facebook.com/sintep.deluta?locale=pt_BR e https://www.youtube.com/user/tvsintep
