Protestos de educadores marcam palestra motivacional do Governo Mauro Mendes


Em dois municípios do estado, trabalhadores da educação das respectivas regionais cobram valorização salarial, infraestrutura e condições de trabalho e respeito a carreira

Publicado: 23/08/2022 19:06 | Última modificação: 23/08/2022 19:06

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/Edevaldo José
Protesto de professores durante palestra motivacional cobra cumprimentos de direitos negados na gestão Mauro Mendes

Os profissionais da educação da rede estadual realizaram nesta terça-feira (23/08) protesto contra as palestras motivacionais do governo Mauro Mendes, intitulada EduMotivação. O programa coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), por meio das Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s) teve agenda nos municípios de Primavera do Leste, na regional Sul do estado; e, Barra do Garças, no Leste de Mato Grosso. 

Com faixas e cartazes, os profissionais da educação manifestaram o tipo de motivação que querem implementar na vida profissional. Com arrocho salarial de quatro anos e desvalorizados, consideram o evento do governo insuficiente para resgatar a autoestima e motivação.  Em contraponto informaram o que os motivaria. Com dizeres como: Motivação É pagamento da Revisão Geral Anual; cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional de 2022; retomada da política da Dobra do Poder de Compra, e outros. 

 

Edevaldo José
Faixas e cartazes anunciavam o protesto que incluiu até mesmo aposentados da rede estadual

O programa EduMotivação gera suspeitas entre a comunidade escolar. Para a professora Gláucia Pimentel, a ideia de motivar os educadores é boa, apesar de não ter se sentido motivada com a palestra. Segundo ela, “o projeto parece interessante, porém superficial”.

Sintep-MT/Edevaldo José

Saiba mais: “Mais que discursos, queremos ações de valorização dos educadores de MT”, diz dirigente

“As metas citadas apontam investimento em tecnologia. Porém, no dia a dia da escola isso não tem funcionado. Eu ganhei um computador, mas a internet não funciona, nem pra nós nem para as atividades com os estudantes. Para mim a motivação, assim como de todos os trabalhadores que saem de casa em busca de salário é a remuneração. Fiquei desmotivada quando me tiraram a RGA e a lei 510. Precisamos de investimento nas escolas é isso passa por menos estudantes em sala de aula. É muito difícil alfabetizar com 35 a 40 estudantes numa sala”, destacou Gláucia.

Sintep-MT/Edevaldo José
Desmotivado com o arrocho salarial educadores apontam palestra motivacional como campanha política

“Disse que foi uma palestra motivacional, para mim foi mais um motivo de campanha eleitoral. Primeiro porque desmereceu nosso trabalho ao dizer que somos um dos piores no índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No entanto, não vê uma série de fatores para que esses números estejam dessa forma. Motivação é necessária sim, mas essa se faz com a valorização de toda a categoria, que não é apenas salários”, destacou a professora Renata Duarte

No ato, em Primavera do Leste, outro professor questionou a intenção da Seduc-MT em realizar o programa. “Esse projeto não trará nenhum benefício para os profissionais. Antes de se falar em motivação, o governo deve valorizar os educadores com políticas públicas de educação e condições necessárias para o trabalho nas escolas”, afirmou o professor Ronaldo Pereira. 

Barra

Sintep subsede/Barra do Garças
Manifestantes vãp para a fretne do palco com faixas e cartazes em que se destaca qual é a motivação necessária aos profissionasi da educação da rede estadual

Em Barra do Garças, os trabalhadores da educação entraram no auditório da Assembleia de Deus, onde foi agendada a palestra, com faixas e cartazes cobrando desburocratização do sistema de ensino, plataformas tecnológicas que funcionem e, principalmente, valorização profissional.

“O governo Mauro Mendes anuncia investimentos em tecnologia na educação. Na verdade, os que os profissionais têm vivenciado nas escolas é um montante de recursos públicos destinados a empresas privadas com baixa resolutividade para os educadores.  Enquanto isso, a valorização, uma das formas de motivar os trabalhadores foi ignorada durante quatro anos de gestão”, destaca o presidente da subsede do Sintep/Barra do Garças, e professor da rede estadual, Gibran Dias Paes de Freitas.

Veja as fotos no facebook do Sintep-MT