Profissionais da educação municipal de Jangada iniciam paralisação a partir desta terça-feira (6)


Educadores aguardam posicionamento da prefeitura durante os três dias e apontam deliberar indicativo de greve

Publicado: 05/05/2025 17:14 | Última modificação: 05/05/2025 17:14

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

A partir desta terça-feira, 6 de maio, os profissionais da rede municipal de educação de Jangada (70 km de Cuiabá) darão início a uma paralisação de três dias – nos dias 6, 7 e 8 de maio – diante da ausência de resposta da Prefeitura às reivindicações protocoladas junto à gestão desde fevereiro. A decisão foi aprovada em Assembleia Geral realizada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no dia 29 de abril.

De acordo com a presidente da subsede do Sintep/Jangada, Célia Costa, a categoria já vinha demonstrando insatisfação há meses, diante das perdas salariais que somam até 40% dos vencimentos. “Encaminhamos diversos ofícios tentando iniciar o diálogo, mas não houve retorno. Também exigimos a realização de concurso público, pois mais de 70% dos profissionais da educação no município são contratados”, afirma.

Célia também denuncia a falta de gestão democrática nas escolas, o que favorece o apadrinhamento político e o assédio moral. Entre as reivindicações da categoria estão, ainda, a eleição direta para diretores escolares e a inclusão dos trabalhadores do transporte escolar na carreira da educação.

Os trabalhadores alertam que, caso a Prefeitura não apresente respostas, nova assembleia será marcada para deliberar sobre o indicativo de greve.