Profissionais da educação em Serra Nova Dourada conquistam o Piso Salarial Nacional


Percentual de 6,27% elevou os salários ao valor do Piso com base na jornada e aponta avanços nas negociações para ampliar o poder de compra da categoria

Publicado: 11/04/2025 18:44 | Última modificação: 11/04/2025 18:44

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Serra Nova Dourada
Audiência realizada entre Sintep/Serra Nova Dourada e administração municipal

Audiência realizada nesta sexta-feira (11/04) entre a direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município de Serra Nova Dourada (862 km a leste de Cuiabá), e o prefeito Elson Mará (MDB), avança para a recomposição do Piso Salarial Profissional Nacional na rede municipal. O repasse de 6,27% atinge a valorização salarial, com a efetivação do valor proporcional para a jornada de 30 horas.

Segundo o presidente da subsede do Sintep/Serra Nova Dourada, Denis Luís, essa foi a primeira vez que a categoria tem garantido a recomposição com base no Piso Nacional. “Este ano estávamos apreensivos e preparados para fazer a resistência caso não tivéssemos mantido a recomposição mínima. Mas esperamos avançar ainda mais”, destaca o dirigente.

Sintep/Serra Nova Dourado
Presidente do Sintep/Serra Nova Dourada, Denis Luis, comemorando resultado da reunião, que retoma ao educadores a valorização salarial

Conforme o dirigente, o pagamento do percentual integra um projeto de lei que a prefeitura enviará para votação na Câmara Municipal. Apesar da recomposição a subsede do Sintep/Serra Nova Dourada anuncia que a administração busca novas formas de melhorar os salários dos trabalhadores da educação, ainda em 2025. “Aguardamos os encaminhamentos até para avaliação da proposta”, destaca o dirigente.

A direção da subsede em Serra Nova Dourada estuda a possibilidade de realização de uma oficina de Financiamento da Educação no município, para apresentar possíveis contrapropostas à melhoria salarial dos educadores, a partir da viabilidade contratada nos recursos da educação municipal.