Profissionais da educação do Médio Araguaia fazem enfrentamento pela garantia do PSPN
Secretaria de Redes Municipais do Sintep-MT concluiu esclarecimentos sobre valorização profissional e outras demandas com profissionais da educação na região do médio Araguaia, regional Leste II do Sintep-MT
Publicado: 14/03/2023 10:45 | Última modificação: 14/03/2023 10:45
Escrito por: Roseli Riechelmann

Encerrado no último sábado (11/03) a primeira incursão da Secretaria de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em 2023, nos municípios que compõem a regional Leste II, Médio Araguaia, do Sintep-MT. Foram visitados quase todos os municípios que compõem a localidade, com objetivo de reafirmar a defesa do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), valorização profissional e carreira unificada.
Segundo o dirigente sindical, responsável pela pasta, professor Henrique Lopes, algumas visitas ficarão para uma nova agenda, mas a maioria dos municípios visitados tem estrutura organizada com base nas defesas do Sintep-MT; jornada única, carreira unificada e piso salarial.

A secretária adjunta da Secretaria de Redes Municipais, Ana Lúcia Antônia, com a formação ficou evidenciado que os profissionais das redes municipais estão preparados para os enfrentamentos. Para a secretária adjunta, com a formação, “o Piso Salarial nas redes municipais vem sofrendo perdas significativas, o que motiva a categoria a fazer a luta pela valorização”, destaca.
Henrique Lopes esclarece que aqueles municípios em que os 14,95% de reajuste do piso salarial nacional não foram assegurados, apenas a organização da categoria garantirá o direito. “O movimento de prefeitos, nacionalmente, está organizado para descumprir a lei e atacar a valorização profissional, temos que estar atentos e preparados para o enfrentamento”, destacou.
.jpg)
Nas várias reuniões que realizou com as subsedes do Sintep-MT na regional, o secretário de Redes Municipais reafirmou que existe financiamento para garantir a valorização profissional. “As mudanças do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, Manutenção do Ensino e Valorização dos Profissionais da Educação), assegura isso”, afirma.
Conforme o dirigente, o novo Fundeb sofreu mudanças positivas no sentido de assegurar recursos para a valorização profissional. “Existem elementos nele que possibilitam acesso a novos recursos para valorizar os profissionais daqueles municípios que necessitam de mais receitas. São mais dois novos valores, e ainda, Mato Grosso terá em 2023 mais de mil reais, na correção do repasse valor aluno/ano, em relação à 2022. Não há o que se falar em falta de recursos”, destacou.

A regional Leste II é composta pelos municípios de Água Boa, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis e Gaúcha do Norte. Esses dois últimos, serão visitados em breve.