Primeiro dia do Enem 2024 registra alta de participantes comparado à edição anterior
Número de participantes concluintes do ensino médio inscritos também subiu para 94%; em 2023, foram 58%
Publicado: 05/11/2024 16:51 | Última modificação: 05/11/2024 16:51
Escrito por: Redação CNTE
Cerca de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) em busca de uma vaga no ensino superior. Desse total, 73,4% participaram do primeiro dia de provas, aplicadas no domingo, 3 de novembro, em todo o país. O índice revela um aumento de 1,5% comparado ao Enem 2023, que registrou 71,9% de presença.
A quantidade de estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública e se inscreveram no Enem subiu para 94%. O número é 36% maior do que em 2023, quando 58% dos estudantes concluintes da etapa fizeram a inscrição.
14 das 27 unidades da federação tiveram 100% dos seus estudantes concluintes do ensino médio inscritos no Enem 2024.
Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, a maior participação de estudantes no Enem resulta da leitura de que exista um compromisso sério do governo em estimular a continuidade dos estudos.
"Esse compromisso incentiva e contribui com as inscrições e confia no processo de elaboração, aplicação e resultados das provas. Ou seja, há confiança no processo e, com isso, maior adesão", avalia.
O balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, durante a coletiva de imprensa realizada no Inep, em Brasília, ao fim da aplicação das provas.
Para o MEC, os dados mostram o impacto de políticas de incentivo à participação dos estudantes, como o programa Pé-de-Meia. Os participantes do programa que realizarem os dois dias de provas do Enem receberão uma parcela de bônus no incentivo no valor de R$ 200 em 2025.
Para o cálculo, foram usados como base de comparação os dados divulgados pelo Censo Escolar de 2023. Os índices definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e deverão ser informados em janeiro de 2025, quando os resultados do exame forem divulgados.
O Enem
Há mais de duas décadas de existência, o Enem tem sido o principal meio de entrada para a educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Aplicada em dois domingos, no primeiro dia, os participantes respondem questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Na próxima etapa, marcada para o dia 10 de novembro, será a vez dos inscritos resolverem os itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep em 20 de novembro.