Presidente do Sintep-MT reforça a importância da organização sindical em atividade no Sul do Estado
Durante a agenda, o dirigente participou de atividades com a categoria e destacou a necessidade de unidade na luta por direitos.
Publicado: 29/09/2025 16:14 | Última modificação: 29/09/2025 16:14
Escrito por: Luiz Benitt

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, esteve no último fim de semana em agenda na região Sul do estado, onde participou do fortalecimento da luta pela educação pública. Em Rondonópolis o dirigente participou da oficina de Formação Sindical da regional Sul I - Estou /Sou Diretor(a) do Sindicato. E agora ... O que fazer? - realizado no salão de Eventos do Hotel Piratininga, no centro da cidade.
Em sua fala, Henrique Lopes destacou que o processo de formação e mobilização sindical é um instrumento essencial para enfrentar os retrocessos e fortalecer a democracia. “Estamos vivendo tempos em que a extrema direita busca enfraquecer a educação pública e criminalizar o movimento sindical. Por isso, a preparação da nossa base e a construção coletiva do congresso são fundamentais para ressignificar o acesso à educação como um direito humano inalienável”, afirmou.
.jpeg)
O presidente também reforçou que o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT de 2026 será um espaço de unidade e de formulação de estratégias para consolidar a luta da categoria. “O Sintep-MT não se curva diante de governos que tentam impor perdas salariais, restringir concursos públicos ou atacar a escola pública. Vamos reafirmar no congresso nosso compromisso com a valorização profissional, a qualidade do ensino e a defesa intransigente dos direitos sociais”, completou.
Para a presidente da subsede do Sintep em Rondonópolis, professora Valdenice da Costa Gabriel, a formação sindical para novos dirigentes tem como objetivo fortalecer a unidade da categoria e ser um sindicato ativo em suas ações e decisões, já a participação ativa dos delegados na preparação para o congresso é um passo decisivo. “Estamos mostrando que o Sul do estado está mobilizado. Nosso compromisso é com a resistência, com a pauta da educação e com a construção de uma sociedade mais justa”, declarou.
.jpeg)
Já o secretário de articulação sindical, Gilmar Soares Ferreira, palestrante convidado, enfatizou a importância da formação sindical dos novos quadros. “Um sindicato forte se constrói com lideranças preparadas e com militância consciente”.
Para Bartolomeu Belmonte, diretor da regional da Sul I, a formação é a chave para garantir que o Sintep-MT continue sendo uma referência de luta em Mato Grosso e no Brasil.
.jpeg)
As atividades na regional Sul I do estado reforçam o processo de mobilização rumo ao congresso estadual e reafirmam o papel do Sintep-MT como voz ativa na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.