Presidente do Sintep-MT debate valorização e investimentos na educação em São Pedro da Cipa
A atividade contou com participação de dirigentes estaduais do Sintep-MT e profissionais da educação da rede estadual e municipal
Publicado: 12/09/2025 10:19 | Última modificação: 12/09/2025 10:19
Escrito por: Sintep-MT/Luiz Benitt

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, esteve em São Pedro da Cipa, (10), no Vale do São Lourenço, acompanhado da secretária-geral da entidade, Esther Asalin, e a diretora regional da Sul II, professora Doralice Vieira da Costa. Os dirigentes participaram de uma reunião com professores das redes estadual e municipal para discutir pautas centrais da luta sindical e da valorização da categoria.
Na pauta a defesa do reajuste de 30% do piso salarial, as propostas de reforma no Plano Nacional de Educação (PNE) e a necessidade de ampliar os espaços de formação profissional no interior do estado. Também foi apresentada a reivindicação para aquisição de uma área destinada à construção de um centro de formação regional e de um prédio para sediar a subsede do Sintep-MT, em São Pedro da Cipa.

Henrique Lopes destacou que a visita ao município reforça o compromisso da direção estadual em estar presente nos territórios para ouvir as demandas da categoria e fortalecer a organização coletiva ampliando o quadro de filiados. “A luta por melhores salários, carreira e condições de trabalho precisa ser feita lado a lado com os educadores. É inadmissível que, em pleno século XXI, tenhamos profissionais que ainda sofrem com desvalorização e falta de estrutura. Nossa prioridade é garantir que o piso salarial seja respeitado e que a educação pública avance em qualidade e reconhecimento social”, afirmou.
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Já a diretora regional, professora Doralice Vieira da Costa, ressaltou a importância de consolidar a presença institucional do sindicato na região. “A conquista de um prédio próprio para a subsede representa um passo fundamental para fortalecer a luta local e dar mais suporte aos profissionais da educação. Precisamos de um espaço de referência que atenda a categoria e potencialize nossas ações de formação, mobilização e valorização”, pontuou.