Premiação marcada por emoção, resistência e transformação


Professora Sidinei Cardoso é agraciada com prêmio Ruth Marques, in memoriam. A dirigente Catarina Francisca recebe diploma de participação. E, a militante LGBTQIA+ advogada Dani Veyga fica com a premiação, categoria em vida.

Publicado: 06/08/2022 11:50 | Última modificação: 06/08/2022 11:50

Escrito por: Roseli Riechelmann

Presidente do CEDM, Ana Carolina de Jesus Costa, entrega a homenagem à sobrinha da professora Sidinei Cardoso, Maria Eduarda Cardoso

A 7ª edição do prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa, entregue pelo Conselho Estadual de Direitos da Mulher, marcou a sexta-feira (05/08) com muita emoção, luta, resistência e transformação. A solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) agraciou com o prêmio in memoriam a ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), professora Sidinei Cardoso Oliveira. E, na categoria em vida, a bacharel em direito e representante dos direitos LGBTQIA+, Daniella Veyga Garcia Nonato.  

As agraciadas com o diploma de participação ao lado da presidente do CEDM, Ana Carolina, e a premiada da categoria em vida, Daniella Veyga

A homenagem em memória a Sidinei Cardoso foi entregue à sobrinha da homenageada, Maria Eduarda Cardoso. Na oportunidade ela destacou o quanto o desempenho na luta por direitos e espaço social das mulheres, fez parte do cotidiano de Sidinei.  “Minha tia foi um ícone do empoderamento feminino na nossa família. Sempre teve voz ativa e um exemplo para nós mulheres”, disse.

A amiga e dirigente do Sintep/Sinop, Tatiane Vieira de Carvalho, compareceu à entrega da homenagem e destacou o convívio com a companheira de luta e amiga. “Conheci Sidinei antes de me tornar militante da luta dos trabalhadores da educação. Foi ela, aliás, a responsável por me fazer ingressar no mundo sindical. Minha relação com ela é um misto de emoções”, declarou.

A sobrinha da homenageada,Maria Eduarda e a dirigente do Sintep/Sinop, professora Tatiana

Sidinei Cardoso faleceu no mês de maio de 2022, vítima de acidente na BR 163, com o filho Carlos André, 13 anos. Integrava o coletivo de mulheres do Sintep-MT, fundadora do ‘Coletivo Feminista Sinop Para Elas’ e suplente pelo  Sintep-MT, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). 

A vice-presidente do Sintep-MT e representante do Sindicato, no CEDM, Leliane Borges, afirmou que a premiação é um reconhecimento a toda a luta que Sidinei fez durante sua vida. “Ela desenvolveu projetos de empoderamento da mulher e atuou de forma marcante no CEDM, estando sempre presente e fomentando ações de em defesa das mulheres”, afirmou.  

Na ocasião, foi homenageada ainda, com o diploma de indicação ao Prêmio, a também militante das causas feministas e dirigente do Sintep-MT, a professora aposentada Catarina Francisca.  

Dirigentes dos Sintep-MT com presença do presidente da entidade, Valdeir Pereira, prestam homenagem as indicadas e premiadas pelo CEDM

A noite foi marcada por muitas emoções, para além da premiação.  Durante o evento
foi feito um tributo à conselheira Adriana Catelli, representante do MT Mamas, que faleceu recentemente, vítima de infarto. A feminista tinha forte atuação na luta das mulheres e uma presença marcante na organização do CEDM, em Mato Grosso.

Durante o evento foi realizada uma Roda de Conversa que tratou das conquistas e desafios da luta contra a violência à mulher, no mês da campanha, ao “Agosto Lilás”.  A solenidade contou ainda, com a presença do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira; das dirigentes do Sintep-MT, Edna Bernardo e Maria Aparecida Cortes.